Os vereadores de Sinop aprovaram na sessão desta segunda-feira (10), indicação do vereador Dilmair Callegaro (PSDB-MT) pedindo a implementação de um programa permanente para a prevenção de patologias bucais e o desenvolvimento de dentição sadia na infância.
A proposta é que o trabalho seja feito através da realização de avaliações odontológicas anuais, destinadas aos alunos da rede pública municipal de ensino.
O vereador destacou que a saúde bucal é parte integrante da saúde geral da criança e seus responsáveis precisam ser despertados sobre os seus papéis nos cuidados com a saúde bucal.
“Quanto mais precocemente os comportamentos saudáveis relacionados à saúde bucal forem inseridos no contexto da criança, maior será a possibilidade das mesmas na manutenção da estabilidade da saúde ao longo dos anos”, justificou o vereador.
Segundo estimativas do Ministério da Saúde, 30% das crianças entre 1,5 ano e 3 anos e até 53% daqueles com mais de 5 anos apresentam cárie, a mais comum das doenças bucais.
A indicação do vereador Dilmair Callegaro será enviada a titular da pasta da Saúde, Daniela Galhardo.
O vereador também teve aprovada indicação na qual pede que sejam realizadas blitz educativas para ciclistas e motociclistas visando melhorar a segurança no trânsito.
Ele sugeriu que entre as ações a serem desenvolvidas entre os ciclistas estejam a distribuição de folders com orientações gerais, entre as quais, não transitar na contramão, não utilizar fones de ouvido e sempre que possível, transitar nas ciclovias.
A utilização de sinalizadores noturnos e etiquetas retrorreflexivas também foram sugeridas como forma de garantir maior visibilidade e segurança no período noturno.
Aos motociclistas a orientação é reforçar o uso do capacete com faixa retrorreflexiva e a manutenção adequada de retrovisores e escapamentos. Aos entregadores, é reforçar a necessidade de sinalizar as caixas e baús.
A sugestão será encaminhada para o secretário de Trânsito e Transportes Urbanos, Rodrigo Varela Ferreira.


























