A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) autorizou a Usina Hidrelétrica de Sinop a começar a operar em fase de testes. A licença foi concedida na última sexta-feira (28), mas a usina informou que ainda não há previsão para o inicio definitivo das operações para geração de energia.
A autorização dada pela agência nacional é restrita para fase de testes na geração de energia elétrica. Durante todo esse período, serão realizados ajustes nos equipamentos, como as turbinas, conversores e transmissores. Para começar a operar definitivamente na geração em escala comercial, a companhia energética precisa de uma licença da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).

Em janeiro de 2018 a companhia solicitou a liberação para o funcionamento definitivo, mas o documento ainda não foi expedido pelo órgão ambiental. De acordo com a Usina, antes de começar os testes será feito ajustes na estrutura.
Quando estiver em funcionamento total e definitivo, a Usina deve fornecer energia elétrica para cerca de 1,6 milhão de consumidores, o equivalente a 50% da população do estado, segundo a empresa.
A usina hidrelétrica foi construída no Rio Teles Pires e as barragens estão entre os municípios de Cláudia e Itaúba. Aproximadamente foram gastos cerca de R$ 3 bilhões para construção da usina.

























