Um tiroteio ocorreu nesta sexta-feira (18) na escola de Ensino Médio Santa Fe High School, localizado no condado de Galveston, nos arredores de Houston, Texas. Testemunhas no local do ataque indicaram que apenas uma pessoa atirou várias vezes dentro de uma sala de aula. As primeiras informações divulgadas pela emissora CNN apontam que pelo menos oito pessoas morreram e que a polícia já prendeu dois suspeitos.
Um agente da polícia foi ferido na ação, segundo um diretor-assistente do escritório do xerife local. O resgate aéreo foi acionado. Em comunicado, as autoridades escolares afirmaram que a situação já está sob controle.
Segundo o site do Distrito Escolar Independente de Santa Fé:
Nesta manhã ocorreu um incidente na escola que envolveu um atirador ativo. O distrito fechou o centro educacional. Foram confirmados feridos.

Porém, oficialmente, o distrito ainda não informou o número real de feridos, nem a gravidade dos mesmos. O prefeito do condado de Harris, Ed Gonzalez, usou sua conta no Twitter para esclarecer que havia enviado reforços para o condado vizinho:
Incidente de tiroteio reportado no Santa Fe High School, no condado de Galveston. Temos unidades da @HCSOTexas a caminho para ajudar. Grande presença policial, evite a área.
Shooting incident reported at Santa Fe High School in Galveston County. We have @HCSOTexas units enroute to assist. Large police presence, please avoid the area. #hounews #lesm
— Ed Gonzalez (@SheriffEd_HCSO) May 18, 2018
Contatada pela AFP, a polícia não se manifestou.

Uma testemunha, identificada pelo nome de Nikki, disse ao canal local KTRK:
Alguém entrou com um rifle e começou a atirar, e uma menina foi ferida na perna.
Outras testemunhas também disseram que os estudantes deixaram o local em estado de pânico. Richard Allen, o pai de um aluno, disse que chegou à escola logo após o tiroteio e que viu várias vítimas sendo transportadas em ambulâncias:
Meu filho contou que alguém entrou na sala de artes e começou a atirar.
Um grande contingente de policiais e agentes do Departamento de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos se dirigiu ao campus da escola. Imagens transmitidas pela televisão mostravam alunos evacuados da escola em uma única fila.

O presidente Donald Trump disse que está monitorando de perto a situação no Texas e que as autoridades federais estão em coordenação com as locais. Ele mandou apoio aos afetados pelo caso e disse que o evento foi:
Um ataque totalmente horrível. Minha administração está determinada a fazer tudo para proteger nossos estudantes.
Trump também se manifestou no Twitter, dizendo que as primeiras informações não são boas.
School shooting in Texas. Early reports not looking good. God bless all!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) May 18, 2018


























