“Esse prêmio traz, de forma direta, visibilidade nacional para o município de Sinop no campo de boas práticas na assistência à saúde. De forma indireta, e extremamente importante, traz reconhecimento e valorização às equipes que estão se dedicando cada dia mais para construir uma saúde melhor para a população”, destacou a enfermeira.
O projeto contou com o apoio de membros do Comitê de Investigação de Óbitos, especialistas dos serviços de Média e Alta Complexidade e a Vigilância Epidemiológica. A iniciativa surgiu após a constatação de um aumento alarmante na mortalidade infantil em 2022, o que gerou grande preocupação na equipe do Comitê de Investigação de Óbitos.
Buscando reverter esse cenário, o projeto teve início com uma investigação detalhada de todos os casos de óbitos infantis ocorridos, o que revelou pontos críticos na assistência de pré-natal que poderiam ser aprimorados. A partir dessas constatações, a equipe criou estratégias para melhorar a qualidade do atendimento e, consequentemente, reduzir os índices de mortalidade.
Ao longo do ano, foram realizadas 20 oficinas de educação permanente para médicos e enfermeiros da Atenção Primária, divididas em dois grupos, com um total de 10 temas abordados. As capacitações, que ocorreram entre maio e dezembro de 2023, adotaram uma metodologia ativa, utilizando o formato de estudo de caso, para permitir que os profissionais observassem situações que impactavam diretamente à qualidade da assistência pré-natal. Além disso, especialistas realizaram aulas teóricas sobre os temas discutidos, acompanhadas de fluxogramas adaptados do novo manual de pré-natal de alto risco.
O impacto das capacitações foi notável! Ao longo dos meses, os registros nos prontuários e nas cadernetas das gestantes melhoraram, e a otimização dos encaminhamentos ao Programa Nacional de Assistência à Reprodução (PNAR) foi evidenciada pela aplicação da estratificação de risco. “O mais importante, no entanto, foi a constatação de que, após a implementação das estratégias, não houve novos casos de óbitos infantis relacionados aos temas trabalhados. Além disso, ao final de 2023, o município obteve uma significativa redução de 38% nos índices de mortalidade infantil, um resultado que demonstra o sucesso do trabalho integrado entre Atenção Primária e Vigilância Epidemiológica”, concluiu a coordenadora e autora do projeto.
A 19ª Mostra Brasil, aqui tem SUS, foi promovido virtualmente, pelo CONASEMS, valorizando e divulgando experiências de sucesso desenvolvidas pelos municípios no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Já a etapa estadual e seleção dos projetos para o nível nacional foi presencial. Ao todo, 361 experiências foram apresentadas e, 68 premiadas, incluindo a de Sinop. A próxima edição da Mostra está confirmada para junho de 2025, em Belo Horizonte (MG), e será realizada presencialmente.