Madrinha do projeto, a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, pontua que o momento é sempre aguardado com ansiedade pelos alunos e familiares. “É sempre um momento lindo e nós agradecemos aos pais por ter nos confiado seus filhos por quase quatro meses de convivência e aprendizado”, frisa.

“A cada turma a gente vê a evolução das crianças, a mudança de comportamento e as lições que eles, crianças, levam para a vida; temos certeza de que com essa turma não será diferente”, pontua Jucélia.

Motivo de orgulho para a Administração Municipal, o Bombeiros do Futuro também é celebrado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado. Responsável pela 10.ª Companhia Independente de Bombeiros Militar Alves Daroit, o major BM Leandro Kunze, ressalta que os militares tem muito carinho pelo projeto.

“Nossos militares – homens e mulheres do Corpo de Bombeiros, dedicam seu tempo de folga para estar presentes e auxiliar na formação de cada criança. Durante todos esses sábados, tivemos militares que saíram de suas casas, deixaram de estar com a família ou viver seu momento de folga para estar com essas crianças”, salienta.

Além do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura Municipal, o projeto contou com o apoio de empresários locais, ONGs e monitores.

O Projeto

Sorriso é o berço estadual do Bombeiros do Futuro que nasceu em 2006 e desde então mais de 2,3 mil crianças e adolescentes já passaram pela formação. A cada semestre, pelos ambientes da 10.ª CIBM, aos sábados há ecos de aulas teórica e práticas com noções de primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos, nós e amarrações, sexualidade, educação ambiental, consumo racional de energia elétrica, boas maneiras, educação para o trânsito, entre outras temáticas. O projeto é desenvolvido em parceria pelo Corpo de Bombeiros e a Administração Municipal.

Assessoria