Um vídeo mostrando peixes mortos no rio Teles Pires têm circulado nas redes sociais durante todo o dia. O diretor da Unidade Descentrada de Sinop (Sema), Gabriel Conter, revelou ao Portal Weese que uma equipe irá ao local para analisar quais motivos estão levando à morte dos peixes.
Não podemos acreditar somente em vídeos que circulam na internet. Vamos até lá ver o que está ocasionando isso e tomar as providencias.
O caso começou a ocorrer seis dias após a Usina Hidrelétrica de Sinop fechar as comportas para o enchimento do lago. A Sinop Energia, responsável pelo empreendimento disse em nota que está tomando providencias e analisando a água para testar sua qualidade.
Confira a nota da Sinop Energia
A Sinop Energia iniciou o enchimento do reservatório da Usina Hidrelétrica Sinop no último dia 30 de janeiro, após obtenção das autorizações necessárias dos órgãos envolvidos no licenciamento do empreendimento.
O processo de enchimento do reservatório é controlado e há diversas equipes envolvidas para monitoramento das variáveis ambientais, de modo a identificar eventuais incidentes e tomar as medidas necessárias para solucioná-los.
Durante a realização desse monitoramento foi constatada, na última segunda-feira (04/02), 24h após a primeira abertura das comportas do vertedouro e fechamento das adufas, a morte de peixes a jusante do barramento, no município de Itaúba, que foi imediatamente comunicada para a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA/MT).
Os peixes foram retirados do rio, estão sendo quantificados, assim como serão periciados para que seja identificada a(s) causa(s) da morte.
A partir do conhecimento do fato, mesmo sem já ter conhecimento exato da causa da morte dos peixes, uma série de providências foram tomadas pela Sinop Energia, tais como aumento imediato de barcos e funcionários especializados para monitoramento detalhado e resgate da ictiofauna a jusante (abaixo da barragem), e medidas diárias de todos parâmetros da qualidade de água a jusante para identificar o mais rapidamente possível a(s) causa(s) da morte.
A Sinop Energia investigará profundamente o ocorrido e tomará as medidas legais e socioambientais adequadas para resolução do ocorrido.
 
		

