A Sinop Energia concluiu neste sábado (13), o enchimento do reservatório da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, projeto que está em fase final de implantação no rio Teles Pires, entre os municípios de Cláudia e Itaúba, região norte do estado de Mato Grosso.
O processo de enchimento foi finalizado de forma progressiva, alcançando o nível máximo operativo, correspondente à uma área de 342 quilômetros quarados e um volume total de 3 bilhões de metros cúbicos. O procedimento iniciou em 30 de janeiro e contou com o acompanhamento da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
De acordo com o diretor-presidente da Sinop Energia, Jean-Christophe Delvallet, todo o processo foi executado dentro das obrigações estabelecidas no Projeto Básico Ambiental (PBA) e no Plano de Enchimento Controlado (PEC), o que evidencia o compromisso da empresa com as pessoas e o meio ambiente.
Entre os trabalhos de muita dedicação podemos destacar as análises regulares da qualidade da água no reservatório ao longo da sua formação, que permaneceram dentro do previsto pelo modelo matemático, o resgate cuidadoso de 25 mil animais realizado pela equipe do Programa de Afugentamento e Resgate da Fauna Terrestre da UHE Sinop e também as atividades do Programa de Comunicação Social que antecederam todo o processo.

























