Mato Grosso é o Estado do Brasil com o maior índice de casos de hanseníase registrados. De acordo com a coordenadora do Centro de Referência de Hanseníase e Tuberculose, Maria Auxiliadora, em Sinop esses casos vêm aumentando em relação ao último ano.
Está aumentando assim de uma forma bastante expressiva. No ano de 2017 nós tivéssemos 546 casos novos. Agora em 2018 de janeiro até esse momento nó estamos com 735 casos novos.
Maria explicou quais os sintomas da doença e ressaltou que o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS), de seu bairro para realizar o diagnóstico.
A pessoa que sentir formigamento, dormência mãos e pés. Sentir uma mancha na pele estranha que ela tenha diminuição de sensibilidade, porém as manchas elas podem ser confundidas com outras dermatoses pitiríase que são aqueles panos brancos que falam, mas quando sentirem isso procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS), o seu posto de saúde que dever ser procurado. Os profissionais de saúde estão capacitados a fazer avaliações nos pacientes.
A coordenadora ressalta que a hanseníase tem cura mesmo quando o paciente chega ao Centro de Referência já com sequelas e um estado da doença avançado.
O QUE NÓS NÃO QUEREMOS É CONTINUAR PEGANDO PACIENTE COM DIAGNÓSTICO TARDIO DEVIDO A ESSAS COMPLICAÇÕES. A NOSSA LUTA HOJE É QUE NÓS CONSIGAMOS UM DIAGNÓSTICO PRECOCE.






























