Na terça-feira (27), o Weese noticiou um suposto caso de racismo, ocorrido na rede de fast food Burger King, na zona sul de São Paulo. A informação que vem a tona agora, porém, é que tudo não passou de uma grande farsa.
A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, que assumiu a investigação, está analisando as imagens obtidas a partir das câmeras de segurança do estabelecimento e o fato intrigante é que, aparentemente, a suposta vítima de racismo não só acompanhou o momento do cadastro do nome como pediu para o funcionário registrasse o pedido com o nome “macaco”.
Por meio de nota, o Burger King informou que os vídeos foram entregues às autoridades.
É possível ver imagens do consumidor entrando ao lado do balcão e conversando com o atendente, onde ele acompanha o registro do seu pedido e digitação do nome a ser chamado.
O estabelecimento também informou que o cliente David Reginaldo de Paula Silva é um ex-funcionário da companhia e que o funcionário que atendeu ao reclamante comunicou à gerência do restaurante que seguiu instruções diretas do consumidor. De acordo com o restaurante, o funcionário que atendeu David foi afastado preventivamente enquanto a investigação está em curso.
Confira o vídeo abaixo:
Entenda o caso
Na última terça (27), David denunciou que havia sofrido um episódio de racismo em uma lanchonete da rede Burger King na Vila Nova Conceição, na zona sul da cidade de São Paulo.
Ele compartilhou uma imagem em seu Facebook onde é possível ver uma nota fiscal na qual é identificado como “macaco” no campo cliente.
Racismo é crime, fui chamado de ‘macaco‘. O preconceito racial é uma ‘doença’ que deve ser eliminada da sociedade brasileira. É inadmissível que em pleno século XXI, em 2018, ainda possa acontecer esse tipo de atitude racista.

Por meio de nota, o Burger King informou que “tomou conhecimento do caso relatado” e que “está apurando o ocorrido para que as medidas necessárias sejam tomadas”. “A companhia reitera que repudia todo e qualquer ato discriminatório”, escreveu.




























