Segundo Alvaro Dias, atual sistema político é “um monstro” e reeleição precisa acabar

O pré-candidato à Presidência da República pelo Podemos, o senador Alvaro Dias (PR), declarou durante uma entrevista ao site UOL, nesta segunda-feira (7), que tentará acabar com a possibilidade de reeleição, se for eleito.

Segundo o candidato, esse sistema não deu certo:

Sim [acabaria com a reeleição]. Acho que essa instituição da reeleição não deu certo. Temos de alcançar uma maturidade política para voltarmos a discutir o instituto da reeleição. Foi um mal, não deu certo. Não concordo, mudaria.

Segundo Alvaro Dia, a melhor forma de acabar com essa prática seria por meio de uma reforma política. Para isso, o candidato pretende criar uma comissão de especialistas que não sejam membros do Congresso Nacional, uma vez que, sem a participação direta dos políticos, não haveria um espírito corporativista.

A reeleição na presidência foi implementada no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), através de uma emenda constitucional em 1997. Através dela, presidentes, governadores e prefeitos passaram a ter o direito de concorrer a uma nova candidatura. Desde então, todos os presidentes do país se reelegeram.

São eles: Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Dilma Rousseff (PT). Até mesmo o atual presidente da República, Michel Temer (MDB), diz cogitar disputar a reeleição.

Segundo o senador, o atual sistema político é “um monstro” que faz os parlamentares serem reféns dele:

O sistema que temos é a fábrica dos escândalos de corrupção. Elaboramos as leis supostamente para o bem. No entanto, elaboramos mal, ou interpretamos mal ou não cumprimos a legislação.

O senador também foi questionado sobre o auxílio-moradia concedido a juízes e procuradores e defendeu a eliminação do que chamou de “penduricalhos”.

Eu sou favorável a uma remuneração condizente. Remunerar bem um magistrado não é despesa, é investimento, porque certamente nós teremos um retorno extraordinário. Mas é preciso eliminar esses penduricalhos. Nós temos que ser transparentes.

Nós estamos do seu lado. Sempre.

Nestes tempos extraordinários, o atualizaMT também quer fazer algo extraordinário por você e pela sua empresa. Foi por isso que mudamos nossa política de anúncios, pensando exclusivamente em MEI's, pequenas e médias empresas. Você pode escolher o melhor plano de veiculação de mídia em nosso site, o que mais se adequa às suas necessidades. E essa é uma via de mão dupla: enquanto nós te ajudamos a divulgar sua empresa, você nos ajuda a manter nosso conteúdo sempre gratuito para todas as pessoas. Clique aqui e saiba mais.

atualizaMT é um portal de conteúdos completo. Publicamos dezenas de reportagens e análises todos os dias. Nossa redação conta com um time de jornalistas competentes e bem informados, para que você sempre tenha alguém a quem recorrer. Porque você merece saber. Sempre.

Redação
Redaçãohttps://atualizamt.com/
O atualizaMT é um portal de conteúdo que te mantém informado sobre tudo o que acontece em Sinop e região. Notícias sobre política, economia, esporte, entretenimento e muito mais.

artigos relacionados

últimas notícias

mais lidas de hoje