A segunda etapa da vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa começa nesta quarta-feira (01). Nesta fase, devem ser imunizados os animais com idades de zero a 24 meses em todas as regiões de Mato Grosso, com exceção do Pantanal, onde todos os animais devem ser vacinados. A expectativa é que 14 milhões de animais sejam imunizados.
Este é o primeiro ano da inversão do calendário de vacinação, com a imunização total do rebanho em maio e em novembro. Esta alteração atendeu a um pedido dos produtores para que a principal etapa fosse realizada no período de menor incidência de chuvas.
Na primeira etapa, a campanha de vacinação contra a febre aftosa imunizou 99,85% do rebanho Mato-grossense, corresponde a mais de 28,9 milhões de animais. Na época, o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), Guilherme Nolasco, disse que a baixa inadimplência se deve à intensa campanha de conscientização realizada com os pecuaristas.
“Foi um recorde, maior índice vacinal já alcançado no estado”.
O presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Marco Túlio Duarte Soares, destaca o compromisso do pecuarista com a sanidade do rebanho, o que há anos mantém o Estado livre da doença.
“O produtor sabe da importância da sanidade do rebanho para a manutenção de mercados e há anos mantemos o índice de vacinação acima de 98%. Agora caminhamos para a implantação de um plano para suspender a vacinação, mas que deve ser feito de forma responsável e gradual”.