O município de Sinop foi contemplado na 11ª edição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). O projeto idealizado pelas Universidades Federal (UFMT) e, Estadual (UNEMAT) de Mato Grosso em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, foi um dos 150 escolhidos com o tema equidade, com propostas para desenvolver ações de fortalecimento do processo de integração ensino-serviço-comunidade no Sistema Único de Saúde (SUS).
O PET-Saúde tem como objetivo a educação pelo trabalho, voltado para o fortalecimento das ações de integração ensino-serviço-comunidade, por meio de atividades que envolvem o ensino, a pesquisa, a extensão universitária e a participação social. Todos os projetos inscritos pelas secretarias de Saúde e Instituições de Ensino Superior (IES) públicas ou privadas sem fins lucrativos, apresentaram projetos que contribuem para formação de futuros profissionais, visando a valorização dos trabalhadores e futuros trabalhadores do SUS.
Todas as regiões do Brasil foram contempladas, sendo selecionados: 17 projetos do Norte; 45 do Nordeste; 17 do Centro-Oeste; 40 do Sudeste; e 31 do Sul. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação. O programa oferece bolsas a estudantes, professores e profissionais da saúde vinculados à supervisão do estágio curricular da graduação em medicina, o internato.
O projeto selecionado de Sinop nomeado como: “Tecendo Redes de Saúde: Integração Interdisciplinar na Formação Acadêmica em Saúde”, terá início das atividades no próximo mês. A coordenadora do CIES, Patrícia Kamitani explica que o programa além de visar a equidade e qualidade do ensino na área de saúde pública, estimula a produção de pesquisas. “Serão dois anos de projeto, onde serão realizadas atividades de ensino e serviço, abordando três eixos que trata sobre a valorização das nossas trabalhadoras e futuras trabalhadoras do SUS”.