Prefeitura de Vera ajuda produtores de leite com silagem para o gado

Julio Tabile / Assessoria

A produção de silagem de milho pelos pequenos produtores de leite em Vera ganha suporte da prefeitura, através da ajuda no corte, transporte e armazenamento da forrageira.

A secretaria de Agricultura está com a patrulha mecanizada atendendo os sitiantes no Assentamento Alto Celeste.

Os equipamentos, um trator com a cortadeira, um caminhão para transporte, bem como outro trator com carreta ajuda na compactação da silagem.

“A nossa parceria vai desde o plantio, espalhando adubo, calcários e na colheita da silagem agora. Se o produtor for comprar todos os equipamentos para colher as forragem é um custo elevado para usar uma ou duas vezes ao ano, então essa patrulha tem ajudado muito a manter eles no campo, investindo na produção leiteira”, comentou o secretário de Agricultura, Industria e Comercio Egidio Jose Wolfart.

Uma das propriedades atendidas é do seo Edson Grankow. Ele tem 50 vacas, mas nem todas estão em lactação, mas precisam de alimento. São 25 hectares de milho que vão se transformar em silagem.

O rendimento está sendo de 25 a 30 toneladas por hectare de massa. No total mais de 270 toneladas que garantirão alimentos aos animais durante o período de estiagem.

A produção média diária é de 300 litros e vendidos para um laticínio de Sorriso.por dia, para um laticínio em Sorriso.  São três funcionários que ajudam na lida na propriedade.

De acordo com o pecuarista, de 71 anos e 18 trabalhando no Assentamento Alto Celeste, a ajuda que a prefeitura dá todos os anos, compensa pela economia que tem, já que o leite não está tendo preço favorável no momento.

“Você comprar um implemento é caro e o preço do leite também não é atrativo. A prefeitura de Vera está dando este suporte para que possamos estar dando sequência da pecuária de leite. Agradeço ao secretário Egídio que tem nos dado, sempre muita atenção para com este serviço”, disse.

No município de Vera cerca de 90 famílias fazem parte da bacia leiteira, e a maioria necessita do maquinário e de um operador para realizar a silagem. A secretaria dispõe de uma patrulha de cinco equipamentos, por dia a produção atinge cerca de quatro hectares de silagem.

Neste período da safrinha do milho o trabalho é programado pela Secretaria de Agricultura para não deixar nenhum produtor sem a silagem.“Vamos conviver com um período muito longo sem chuvas, em que fica faltando alimento para os animais. Praticamente toda a silagem é destinada ao gado leiteiro, em alguns casos ao gado de corte também”, salientou Wolfart.

Assessoria

Nós estamos do seu lado. Sempre.

Nestes tempos extraordinários, o atualizaMT também quer fazer algo extraordinário por você e pela sua empresa. Foi por isso que mudamos nossa política de anúncios, pensando exclusivamente em MEI's, pequenas e médias empresas. Você pode escolher o melhor plano de veiculação de mídia em nosso site, o que mais se adequa às suas necessidades. E essa é uma via de mão dupla: enquanto nós te ajudamos a divulgar sua empresa, você nos ajuda a manter nosso conteúdo sempre gratuito para todas as pessoas. Clique aqui e saiba mais.

atualizaMT é um portal de conteúdos completo. Publicamos dezenas de reportagens e análises todos os dias. Nossa redação conta com um time de jornalistas competentes e bem informados, para que você sempre tenha alguém a quem recorrer. Porque você merece saber. Sempre.

Redação
Redaçãohttps://atualizamt.com/
O atualizaMT é um portal de conteúdo que te mantém informado sobre tudo o que acontece em Sinop e região. Notícias sobre política, economia, esporte, entretenimento e muito mais.

artigos relacionados

últimas notícias

mais lidas de hoje