Prefeitura de Sorriso intensifica fiscalização e alerta sobre descarte irregular de recicláveis

Apesar da finalidade clara dos ecopontos de Sorriso, criados para incentivar a destinação correta de materiais recicláveis através do programa Eco Sorriso, a Secretaria de Infraestrutura tem registrado e flagrado moradores deixando lixo fora dos containers, espalhando sujeira no entorno dos locais; e, em muitos casos, lixo doméstico e resíduos que não são recicláveis.

O secretário de Infraestrutura, Transporte e Saneamento de Sorriso, Milton Geller, informa que todos os ecopontos são monitorados por meio do programa de vigilância e podem gerar identificação e aplicação de penalidades a quem descumprir as regras de uso. Segundo a coordenadora do Eco Sorriso, Rawena Oliveira, o descarte inadequado pode ser enquadrado como crime ambiental com base na Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), especificamente o Art. 54, que prevê reclusão de um a quatro anos e multa para quem causar poluição que possa causar danos à saúde humana.

Atualmente Sorriso conta com cinco ecopontos distribuídos em diferentes regiões: Zona Leste (ao lado da Escola Municipal Flor do Amanhã e na Praça da Integração), Zona Oeste (no Villa Romana e na Avenida Noêmia Dal Molin) e na Zona Sul, em frente ao Centro de Eventos Ari José Riedi, onde a população pode depositar papel, papelão, plástico, vidro, metal e isopor devidamente limpos e separados.

A Prefeitura explica que a limpeza dos containers é realizada duas vezes ao dia, de segunda a sábado, justamente para manter a ordem e a higiene dos ecopontos. Para o descarte de restos de construção e galhadas, que não devem ser deixados nos ecopontos, o município dispõe do Depósito Municipal de Entulhos e Galhadas (DMEG), aberto diariamente das 6h às 18h na Estrada Vicinal E, Lote 60, Área de Expansão Urbana, ao lado da Cearpa Sorriso, destinado ao pequeno gerador, ou seja, ao cidadão comum. Já o lixo doméstico é recolhido regularmente nas residências pelas equipes da Secretaria de Infraestrutura. A coleta seletiva porta a porta alcança quase 80% dos bairros, com materiais recicláveis sendo coletados mediante o uso dos sacos de ráfia especiais fornecidos pela Prefeitura. Moradores que não possuem a embalagem correta podem solicitar pelo telefone 66 99603-7730.

Larissa Gribler | Assessoria

Nós estamos do seu lado. Sempre.

Nestes tempos extraordinários, o atualizaMT também quer fazer algo extraordinário por você e pela sua empresa. Foi por isso que mudamos nossa política de anúncios, pensando exclusivamente em MEI's, pequenas e médias empresas. Você pode escolher o melhor plano de veiculação de mídia em nosso site, o que mais se adequa às suas necessidades. E essa é uma via de mão dupla: enquanto nós te ajudamos a divulgar sua empresa, você nos ajuda a manter nosso conteúdo sempre gratuito para todas as pessoas. Clique aqui e saiba mais.

atualizaMT é um portal de conteúdos completo. Publicamos dezenas de reportagens e análises todos os dias. Nossa redação conta com um time de jornalistas competentes e bem informados, para que você sempre tenha alguém a quem recorrer. Porque você merece saber. Sempre.

Redação
Redaçãohttps://atualizamt.com/
O atualizaMT é um portal de conteúdo que te mantém informado sobre tudo o que acontece em Sinop e região. Notícias sobre política, economia, esporte, entretenimento e muito mais.

artigos relacionados

últimas notícias

mais lidas de hoje