
Uma nova plataforma digital de validação das Carteiras de Identidade Nacional (CIN), emitidas pelos Institutos de Identificação dos Estados será disponibilizada pelo governo Federal.
Em razão desta mudança, será necessário desenvolvermos uma nova integração entre sistema que o município de Vera utiliza de Identificação Civil e este novo sistema do governo, cuja mudança ocorrerá em 16 de outubro de 2023.
Para que isso seja possível, é necessário, neste momento, a redução do período de atendimento em todos os postos. A medida se justifica pela necessidade de interrupção do sistema para realização de testes, bem como a capacitação do novo sistema.
Portanto, entre os dias 25 de setembro e 6 de outubro haverá redução no horário de atendimento, em todos os postos de identificação, que passarão a funcionar apenas no período matutino, das 8h às 12h. Nos dias 09, 10 e 11 de outubro os atendimentos serão suspensos integralmente, com previsão de retorno no dia 16/10/2023, já no novo sistema.
As atualizações sistêmicas visam trazer maior eficiência e segurança ao processo de emissão das Carteiras de Identidade Nacionais e são necessárias para a continuidade da modernização dos Institutos de Identificação.
A nova Carteira Nacional de Identidade (CIN), que vai substituir gradualmente o RG e que começou a ser implementada em 2022, já pode ser emitida em 12 estados brasileiros. As demais unidades da federação têm até 6 novembro para começar a emissão do documento.
O objetivo da nova identidade é unificar o número do documento em todas as unidades da federação por meio do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), para “simplificar a vida do cidadão”, além de “coibir fraudes”.



























