A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) começou, nesta segunda-feira (20.1), o Curso de Noções Básicas de Identificação Civil, que está ocorrendo na sede administrativa da unidade, em Cuiabá.
Foram contemplados 25 servidores das prefeituras e cartórios, de Cuiabá e interior de Mato Grosso. Com 80h de carga horária, o curso encerra na sexta-feira (31.1). Todas as vagas estão preenchidas.
O objetivo do curso é ampliar os postos de coleta para a confecção da Carteira de Identidade Civil (CIN), apresentar as legislações aplicadas no âmbito da identificação civil e conscientizar sobre a importância de padronizar a forma de coleta dos dados da população.
Nas aulas é apresentado aos servidores o Sistema de Identificação Civil (SIC), que é um sistema desenvolvido para o gerenciamento de solicitação e emissão da CIN.
O professor do curso e papiloscopista do Estado de Mato Grosso, Elthon Teixeira, enfatiza que o objetivo do curso é padronizar a maneira com que os mais de 150 postos de solicitação em todo estado iniciam o atendimento e fazem o cadastro da população para a emissão da CIN.
“Somos o 3°Estado que mais emite proporcionalmente a carteira de identidade. Cerca de 20% da população já emitiram a nova CIN”, destaca.
Na primeira semana de aula está sendo apresentado o conteúdo teórico, sendo noções de operações no SIC e da legislação sobre identificação civil.
Na segunda semana será realizada a aula prática, sendo um estágio supervisionado com técnicas para coleta de impressões digitais utilizando o Kit de Biometria. Os servidores se deslocarão até o bairro Bela Vista em Cuiabá, onde atenderão 400 pessoas para fazer a emissão da CIN.
“Informamos para a população que todas as vagas para a emissão da CIN no centro comunitário do bairro Bela Vista já foram preenchidas. Quem já se inscreveu deverá levar obrigatoriamente Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento e comprovante de CPF”, enfatiza o professor.
Para emissão a nova CIN é necessário agendar por meio do link abaixo: