O período proibitivo de queimadas em Mato Grosso se encerra na próximo segunda-feira (01). A temporada iria terminar no último dia 15 de setembro, mas foi prorrogado por mais duas semanas. De acordo com o diretor regional interino em Sinop da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Gabriel Conter, o principal motivo é o clima seco.
A prorrogação se deu por conta da baixa umidade do ar e vai até dia 1º de outubro. Tem pena de multa para quem desrespeitar esse período lembrando que no período urbano é proibido durante todo o ano somente em zona rural.
Apesar da medida, Mato Grosso continua sendo o líder em focos de incêndio respondendo por 18% das queimadas no país. Até a semana passada eram contabilizadas quase 80 mil ocorrências. Desse total 14,045 foram em Mato Grosso, 7,784 em Rondônia e 7,656 no Pará.
O município Mato-grossense de Colniza registra o maior número de focos de incêndio chegando a 1,174 somente este ano. Segundo o diretor, a Sema tem feito campanhas para conscientizar as pessoas sobre as queimadas.

























