Durante a 42ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Sinop, o presidente da Casa, vereador Paulinho Abreu (Republicanos), encaminhou a Moção de Aplauso n° 131/2024 ao Serviço de Acolhimento Familiar em Família Acolhedora de Sinop. Este serviço é uma iniciativa que permite que famílias do município acolham, de forma temporária, crianças e adolescentes que enfrentam rompimentos ou fragilizações em seus vínculos familiares.
O programa conta com um criterioso processo de capacitação realizado por uma equipe técnica composta por psicólogos e assistentes sociais. Esse preparo é fundamental para garantir que as famílias acolhedoras estejam aptas a oferecer o suporte necessário às crianças e adolescentes em momentos delicados de suas vidas.
Conforme destacou a secretária de Assistência Social, Scheila Pedroso: “Nós estruturamos uma sede para que toda a equipe tenha um ambiente adequado para oferecer esse serviço. Aliás, esse formato de Acolhimento tem como objetivo principal oferecer às crianças e adolescentes que tiveram esse vínculo familiar rompido a possibilidade de permanência sob os cuidados de uma família, uma família acolhedora.”
O vereador Paulinho Abreu exaltou o impacto do projeto e parabenizou todos os envolvidos nesta implementação. “O Serviço de Acolhimento Familiar é um marco no cuidado e proteção das nossas crianças e adolescentes. Quero enaltecer o trabalho de todos os envolvidos, em especial a Prefeitura de Sinop, Ministério Público e do Poder Judiciário, que se dedicaram para que este projeto saísse do papel e se tornasse uma realidade. É uma honra poder reconhecer, por meio desta Moção de Aplauso, um programa tão importante para nossa sociedade.”
O Serviço de Acolhimento Familiar é uma demonstração clara de que Sinop está avançando na construção de políticas públicas voltadas ao cuidado e proteção da infância e juventude, garantindo um futuro mais acolhedor e promissor para nossas crianças e adolescentes.
Assessoria