Os moradores de uma casa na cidade de Cáceres, a 624 quilômetros de Sinop, tiveram um grande susto depois de uma onça-parda invadiu o local e se escondeu embaixo da pia da cozinha, na manhã deste sábado (12).
Consta no Boletim de Ocorrências que a dona da casa pensou que o animal era um cachorro. Só depois que ela notou que se tratava de uma onça e chamou a Polícia Militar. Os policiais precisaram retirar a família pela janela da casa. Ninguém se feriu. Um profissional da cidade de Lambari D’Oeste, a 596 quilômetros de Sinop, foi chamado até o local para ajudar na retirada o animal.

A onça-parda é segundo maior felino da Mata Atlântica, atrás apenas da onça-pintada. Também é chamada de suçuarana, puma, onça-vermelha ou leão-baio e pode alcançar até 1,20 metro e pesar mais de 70 kg. Infelizmente, por conta da expansão das cidades, tem se aproximado cada vez mais dos centros urbanos.
Sua alimentação se varia entre mamíferos menores e até alguns répteis. Por conta dessa diversidade, é considerada, entre os felinos, a predadora que consegue o alimento com maior eficiência ao atacar a presa. E, apesar de ser um animal terrestre, a onça-parda consegue escalar árvores com muita facilidade para descansar e se proteger. Justamente por isso, também é conhecido como um dos melhores felinos saltadores, a espécie consegue pular de alturas de 15 metros do chão e até seis metros de extensão.


























