A bebida alcoólica há muitos anos é considerada uma grande vilã na vida de milhares de pessoas. Diariamente, famílias são destruídas por conta de pessoas viciadas. E, apesar de existir diversos grupos de ajuda, a psiquiatria é fundamental no tratamento do alcoolismo.
Segundo o médico psicoterapeuta, Kristian Barros, as pessoas não tem noção do potencial danoso do álcool em seu organismo e principalmente na sua mente.
“Primeiramente, precisamos desmistificar que o alcoolismo pode ser vencido pelo alcoólatra sem nenhum tipo de ajuda. Normalmente o indivíduo chega em um nível alto de dependência acreditando que pode parar quando quiser, sem nenhum tratamento adequado, porém esse processo não é tão simples. Na maioria dos casos, além da desintoxicação do paciente, é necessário o auxílio de medicamentos para enfrentar a abstinência da melhor forma possível”, explica o doutor.
Outro ponto importante para a cura desta dependência são os cuidados com a saúde mental, uma vez que provavelmente foi por conta de algum dano emocional que o indivíduo passou a ingerir bebidas alcoólicas com frequência.
“A maioria das pessoas que bebem em excesso estão passando por conflitos internos e por isso, buscam na bebida a sensação momentânea de felicidade”, pontua Kristian.
Para saber mais ou agendar um horário, o médico psicoterapeuta Kristian Barros (CRM/MT 8079), atende no Hospital Dois Pinheiros. Contato: (66) 996113544.