A saúde do homem é destaque especial neste mês com a chegada do Novembro Azul. Mais do que uma campanha, trata-se de um movimento nacional de conscientização sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce do câncer de próstata e uma reflexão à mudança de hábitos. O objetivo é romper tabus, incentivar o diálogo sobre temas ainda cercados de preconceitos e reforçar a importância do cuidado contínuo com a saúde.
Em Sorriso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vestiu a camisa e aderiu ao tema “Cuidar da saúde também é coisa de homem”, preparando uma agenda focada na promoção da saúde, prevenção de doenças e uma rotina de autocuidado.
As ações ocorrerão em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), com dois momentos estratégicos, fora do horário comercial: 12 de novembro, das 17h às 21h, e 15 de novembro, das 13h às 17h. Nesses dois dias, as unidades estarão de portas abertas com uma série de atendimentos e atividades exclusivas para os homens, incluindo:
✅ Consultas médicas;
✅ Aferição de pressão arterial e testículos rápida;
✅ Vacinação e solicitação de exames laboratoriais;
✅ O exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), essencial para detectar alterações na próstata;
✅ Palestras educativas sobre qualidade de vida e orientações sobre saúde sexual e reprodutiva.
Mas atenção, é fundamental que cada homem se dirija até sua UBS de referência para confirmar os horários e a programação específica, que será adaptada à realidade de cada comunidade.
“Precisamos conscientizar o homem a procurar regularmente uma unidade de saúde e não somente em casos extremos. O Novembro Azul é mais um chamamento para que eles entendam que a rotina médica, de exames laboratoriais, de imagem, cardiológicos, entre outros, não é voltada somente a mulheres”, ressalta.
O secretário municipal de Saúde, Vanio Jordani, reforça que a recomendação médica é que homens a partir dos 50 anos ou dos 45 anos com histórico familiar da doença devem procurar uma avaliação médica.
“A saúde é o bem mais precioso que temos, e a prevenção é sempre o melhor caminho. Sabemos que muitos homens ainda relutam em procurar os serviços de saúde, seja por vergonha ou falta de tempo. Queremos e precisamos mudar essa realidade de que o exame de toque retal e o PSA são procedimentos rápidos e simples, fundamentais para uma detecção precoce da doença”.
O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Os dados do INCA apontam que em cada dez homens, pelo menos um tenha a doença ao longo da vida.
A próstata, glândula localizada abaixo da bexiga, pode desenvolver o câncer de forma silenciosa, sem sintomas evidentes nos projetos iniciais. É justamente por isso que o diagnóstico precoce é a chave para a cura, elevando as chances de sucesso em até 90% quando uma doença é identificada a tempo.
Jordani alerta para os sinais que não podem ser ignorados:
– Dificuldade ou dor ao urinar;
– Aumento da frequência urinária à noite;
– Presença de sangue na urina ou no sêmen;
– Dor na região lombar.
A Semsa orienta também que cuidar da saúde física e mental, manter uma alimentação balanceada, praticar exercícios e realizar consultas regulares são atitudes que fazem toda a diferença na qualidade de vida de toda e qualquer faixa etária de idade.
Janaína Oliveira | Assessoria



























