Mutirão contra dengue vistoriou 90 bairros em Sinop; ações seguem por tempo indeterminado

O mutirão contra a dengue realizado pela prefeitura de Sinop finalizou o mês de fevereiro com 90 bairros vistoriados. A ação, que começou no dia 13 de janeiro, deve continuar por tem indeterminado, realizando visitas domiciliares, coleta de lixo com os caminhões caçambas e aplicação de inseticidas. No total, 46.968 casas receberam a visita dos Agentes de Combate a Endemias.

Segundo um relatório fornecido pela Sala de Emergência, foram encontrados focos do mosquito em 1.355 imóveis. Destes, 1.087 receberam um tratamento com larvicida.

O número de casas fechadas também preocupa, uma vez que 16.774 imóveis ficaram sem inspeção. Por conta disso, os agentes começaram a voltar nos bairros em horário diferenciado, principalmente no período do almoço. Em duas semanas, esta mudança resultou em aproximadamente mil casas recuperadas e 71 criadouros eliminados.

Os agentes também começaram a realizar, com o apoio do Corpo de Bombeiros, verificações aéreas, por meio de drones. A ação tem como objetivo identificar possíveis focos do mosquito aedes aegypti nas coberturas das empresas e casas no chamado quadrilátero central, que vai da avenida dos Jacarandás até a avenida das Itaúbas e da avenida das Figueiras até a avenida das Embaúbas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a população deve contribuir com os trabalhos dos agentes, uma vez que mais de 80% dos focos estão dentro dos quintais. Segundo a agente Alice Cangussu, se todos tirassem cinco minutos do dia para verificar se há focos nas proximidades das casas, parte do problema seria solucionado:

Estamos trabalhando muito para eliminar o máximo de criadouros de nossa cidade e ficamos felizes quando encontramos pessoas engajadas nesta causa. É uma pena que muitos cidadãos, ainda, não entenderam a importância de receber as equipes e, principalmente, de manter o próprio quintal limpo. Essa luta é todos, precisamos nos unir para vence-lá.

De acordo com a prefeitura, as limpezas de áreas públicas institucionais sob sua responsabilidade das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico também estão acontecendo e já foram realizadas em 90% do município. Também foram emitidas multas para proprietários de terrenos particulares que estão sujos.

As equipes da Secretaria de Obra têm mantido uma média de 25 bocas de lobo limpas por mês, troca de mais de 60 tampas de bueiros que estavam quebradas, e recolhimento de todo o lixo e entulhos descartados irregularmente nos valetões.

Nós estamos do seu lado. Sempre.

Nestes tempos extraordinários, o atualizaMT também quer fazer algo extraordinário por você e pela sua empresa. Foi por isso que mudamos nossa política de anúncios, pensando exclusivamente em MEI's, pequenas e médias empresas. Você pode escolher o melhor plano de veiculação de mídia em nosso site, o que mais se adequa às suas necessidades. E essa é uma via de mão dupla: enquanto nós te ajudamos a divulgar sua empresa, você nos ajuda a manter nosso conteúdo sempre gratuito para todas as pessoas. Clique aqui e saiba mais.

atualizaMT é um portal de conteúdos completo. Publicamos dezenas de reportagens e análises todos os dias. Nossa redação conta com um time de jornalistas competentes e bem informados, para que você sempre tenha alguém a quem recorrer. Porque você merece saber. Sempre.

Redação
Redaçãohttps://atualizamt.com/
O atualizaMT é um portal de conteúdo que te mantém informado sobre tudo o que acontece em Sinop e região. Notícias sobre política, economia, esporte, entretenimento e muito mais.

artigos relacionados

últimas notícias

mais lidas de hoje