Segundo o balanço oficial da primeira semana de vacinação contra o vírus influenza, causador da gripe, apenas 3,6% do público-alvo recebeu as doses da vacina em Mato Grosso. As informações foram divulgadas pelo Ministério da Saúde.
No Estado, o grupo prioritário de indivíduos que precisam ser vacinados é composto por 666.364 pessoas. No entanto, apenas 24.019 pessoas receberam as doses. No país, cerca de 4,7 milhões de pessoas foram vacinadas do início do programa até o dia 27 de abril.
O Ministério da Saúde espera vacinar 54,4 milhões de pessoas até 1º de junho. Deste número total, cerca de 43 milhões são idosos com 60 anos ou mais, crianças a partir de 6 meses e menores de 5 anos, trabalhadores das áreas da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto).
Na primeira semana de vacinação, 9% do público-alvo (cerca de 3,9 milhões de pessoas) recebeu a vacina contra gripe no Brasil. Goiás foi o estado que vacinou mais pessoas, atingindo 53,8% do público estimado.
Vacinação em Mato Grosso
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, o Mato Grosso já recebeu 439 mil doses de vacina, das 850 mil necessárias. A última remessa chegou ao estado na semana passada, com um total de 42 mil doses.
A distribuição das vacinas é feita pela Vigilância Epidemiológica e acontece na medida em que são recebidas do Ministério da Saúde.
A Secretaria também adverte a população, pedindo que todos adotem medidas de prevenção simples, como:
- lavar as mãos com frequência
- evitar locais aglomerados ou fechados
- evitar contato direto com pessoas com sintomas da doença.
Por isso, fique atento. Todo cuidado é pouco.

























