Um grande apagão que atingiu 14 Estados brasileiros deixou oito cidades mato-grossenses sem energia, na tarde desta última quarta (21). As cidades de Rosário Oeste, Jangada, Juruena, Cotriguaçu, Sapezal, Cáceres, Alta Floresta e Carlinda ficaram completamente sem energia. Outras seis cidades foram parcialmente atingidas: Sinop, Sorriso, Várzea Grande, Tangará da Serra, Poconé e Primavera do Leste.
No total, 14 municípios ficaram sem energia, a maioria deles no nordeste. Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), o problema ocorreu devido a uma “perturbação” no Sistema Interligado Nacional e as causas de desligamento estão sendo investigadas.
Em entrevista coletiva no início da noite, Luiz Eduardo Barata Ferreira, diretor-geral do ONS, disse que a falha ocorreu em um disjuntor na subestação Xingu, no Pará.
O apagão começou por volta das 14:58h e se encerrou aos poucos. Dessa forma, o tempo de interrupção variou de uma cidade para outra. Em função da perda de carga, o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, entrou em funcionamento, o que causou o corte automático de consumidores.