Indígenas recebem treinamento para combater incêndios no Parque do Xingu

Depois de treinamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), 62 indígenas foram contratados como brigadistas para atuar nas áreas do parque.

Índios do Parque Nacional do Xingu passaram por um treinamento de combate a incêndio em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá. O treinamento foi dado entre abril e maio pelo Ibama. Ao final do curso, 62 deles foram contratados para trabalhar nas brigadas de incêndio.

A escolha dos profissionais é feita com base no desempenho durante o curso. São realizadas duas provas para testar a aptidão física e a habilidade na utilização de ferramenta agrícola.

Índios passaram por treinamento de combate a incêndio (Foto: Sandro Benevides/Ibama)
Índios passaram por treinamento de combate a incêndio (Foto: Sandro Benevides/Ibama)

De acordo com o analista ambiental Yougo Marcelo Miyakawa, do Ibama, os indígenas aprendem a identificar e a se portar diante de um incêndio, assim como a classificar os tipos de incêndio, os meios de combate, os equipamentos necessários e noções de primeiros-socorros.

Os indígenas aprendem tudo o que é necessário para identificar e combater um incêndio. Além disso, são ensinadas ações de prevenção a incêndio, construção de aceiros, monitoramento e ações de educação ambiental nas comunidades indígenas.

Índios com melhor desempenho são contratados para atuar em brigadas (Foto: Sandro Benevides/Ibama)
Índios com melhor desempenho são contratados para atuar em brigadas (Foto: Sandro Benevides/Ibama)

Conforme o analista, o curso tem o objetivo de associar o uso do fogo como ferramenta de conservação do ambiente natural.

Nesse treinamento tem a aplicação do conhecimento tradicional deles quanto a floração e frutificação em períodos de seca e chuvas, incidência de animais para a caça, etc.

O Ibama criou o programa de brigadas indígenas federais no Parque Indígena do Xingu em 2012 e, desde então tem dado resultado.

Treinamento de indígenas (Foto: Sandro Benevides/Ibama)
Treinamento de indígenas (Foto: Sandro Benevides/Ibama)

Nós estamos do seu lado. Sempre.

Nestes tempos extraordinários, o atualizaMT também quer fazer algo extraordinário por você e pela sua empresa. Foi por isso que mudamos nossa política de anúncios, pensando exclusivamente em MEI's, pequenas e médias empresas. Você pode escolher o melhor plano de veiculação de mídia em nosso site, o que mais se adequa às suas necessidades. E essa é uma via de mão dupla: enquanto nós te ajudamos a divulgar sua empresa, você nos ajuda a manter nosso conteúdo sempre gratuito para todas as pessoas. Clique aqui e saiba mais.

atualizaMT é um portal de conteúdos completo. Publicamos dezenas de reportagens e análises todos os dias. Nossa redação conta com um time de jornalistas competentes e bem informados, para que você sempre tenha alguém a quem recorrer. Porque você merece saber. Sempre.

Redação
Redaçãohttps://atualizamt.com/
O atualizaMT é um portal de conteúdo que te mantém informado sobre tudo o que acontece em Sinop e região. Notícias sobre política, economia, esporte, entretenimento e muito mais.

artigos relacionados

últimas notícias

mais lidas de hoje