A Câmara dos Dirigentes Lojistas de Sinop (CDL-Sinop) divulgou nesta quinta-feira (17), que a inflação em abril no município aumentou 0.33%. Os dados foram apurados pelo Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).
Segundo o Índice de Preços de Consumidor (IPC), despesas pessoais (0.05%), moradia (0.08%), comunicação (0.12%), alimentação (0.18%), educação (0.21%), saúde (0.26%) e transporte apresentaram alta no acumulado dos últimos 30 dias. Na mesma pesquisa apenas vestuário (-0.05%) e habitação (-0.39%) tiveram queda nos custos de abril.
O doutor em economia, Feliciano Azuaga, acredita que a inflação dos próximos meses do ano devem mostrar um pico ainda maior principalmente por conta dos conflitos no Oriente Médio, sabendo que a região é uma das maiores produtoras de petróleo e que no momento a quantidade extraída foi reduzida por questões de segurança.
Se manter a tendência dos últimos meses esse preço vai continuar subindo e a Petrobras que subsidiava durante muitos anos o custo do combustível não está fazendo mais por falta de capacidade financeira então a expectativa é que o preço do combustível continue subindo.
Para o economista, os sinopenses terão que começar a repensar a utilização do veículo para economizar. Caso contrario, poderão começar a sentir isso no bolso e o orçamento familiar deve ficar prejudicado, uma das alternativas é a utilização de transporte público e bicicleta.

























