Fiscalização retira mais de 400 faixas publicitárias irregulares em ruas de Sinop

Quase 20 dias depois de iniciada a ação de retirada de publicidades irregulares instaladas no município de Sinop, aproximadamente 450 unidades entre faixas aéreas, em canteiros, árvores e passeios públicos foram recolhidas pelos agentes de fiscalização.

A medida é coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável com o objetivo evitar poluição visual. A secretária municipal de Meio Ambiente, Ivete Mallmann, afirmou:

Esse é um saldo positivo, considerando o número de faixas instaladas. A gente percebe que há uma falta de conhecimento do cidadão e, agora, o importante é que não sejam recolocadas essas faixas e se tenha uma conscientização de nossos comerciantes.

Segundo a secretária, as empresas que insistirem na recolocação serão notificadas e estarão passíveis à multa.

Desde o início da mobilização, os fiscais vistoriaram objetos publicitários instalados em espaços como as avenidas das Palmeiras, Figueiras, Júlio Campos, Embaúbas, Tarumãs, Ingás, Itaúbas, Acácias, Sibipirunas, Jacarandás e André Maggi. A ação também será realizada sobre os instrumentos outdoor, visando observar a autorização para seu uso, limpeza do terreno onde está instalado, pagamento de ISS.

Fiscalização retira mais de 400 faixas publicitárias irregulares (foto: assessoria da prefeitura)

A lei contra a poluição visual

A Lei 616/2001 estabelece que a instalação, a exploração ou a utilização de quaisquer instrumentos de divulgação de publicidade nos espaços públicos e lugares de acesso comum de Sinop dependerão de licença, outorgada após aprovação.

No caso das faixas, a legislação especifica, em seu artigo número 12, que elas deverão “ser colocadas no espaço aéreo municipal determinado pelo Executivo ou em fachadas de edificações, respeitados os requisitos” indicados na Lei. Conforme a legislação:

Faixas deverão anunciar eventos ou transmitir mensagens de cunho cívico, educacional, e que tenham interesse público e social relevantes e o seu uso será autorizado somente para anúncios predominante institucionais, em locais previamente determinado e em caráter transitório.

O tempo de exposição deste instrumento faixa será estabelecido no licenciamento, podendo permanecer exposta pelo período máximo de 15 dias, quando em fachada de edificações, ou pelo período máximo de cinco dias, quando em espaço público.

Pelo que rege a lei, só será admitido o uso de faixas com conteúdo comercial quando afixadas provisoriamente na fachada da edificação onde se localiza atividade econômica, até a fixação de placa ou letreiro definitivo.

Nós estamos do seu lado. Sempre.

Nestes tempos extraordinários, o atualizaMT também quer fazer algo extraordinário por você e pela sua empresa. Foi por isso que mudamos nossa política de anúncios, pensando exclusivamente em MEI's, pequenas e médias empresas. Você pode escolher o melhor plano de veiculação de mídia em nosso site, o que mais se adequa às suas necessidades. E essa é uma via de mão dupla: enquanto nós te ajudamos a divulgar sua empresa, você nos ajuda a manter nosso conteúdo sempre gratuito para todas as pessoas. Clique aqui e saiba mais.

atualizaMT é um portal de conteúdos completo. Publicamos dezenas de reportagens e análises todos os dias. Nossa redação conta com um time de jornalistas competentes e bem informados, para que você sempre tenha alguém a quem recorrer. Porque você merece saber. Sempre.

Redação
Redaçãohttps://atualizamt.com/
O atualizaMT é um portal de conteúdo que te mantém informado sobre tudo o que acontece em Sinop e região. Notícias sobre política, economia, esporte, entretenimento e muito mais.

artigos relacionados

últimas notícias

mais lidas de hoje