A venda de maquinas agrícolas cresceu 12,7% no ano passado em relação a 2017. Somente em dezembro a alta foi de 22% em comparação com o mesmo período de 2018. Para o vice-presidente na América Latina da New Holland, Rafael Miotto, esse ano os números devem ultrapassar as vendas do ano passado.
Confira a entrevista exclusiva com Rafael Miotto:
Portal Weese – O ano passado foi um ano muito bom para as vendas de máquinas agrícolas. Esse ano o setor deve manter o mesmo ritmo?
Rafael Miotto – Para esse ano nos temos uma associação de fatores bem interessante, a agricultura tá tão firme quanto sempre ela continua muito forte. Esse ano a gente tá vendo que a produção pode ser menor que o ano passado, mas a gente sabe que o agricultor está muito capitalizado e hoje ele investe com muita confiança com passos firmes e todo mundo pensa um pouco mais na frente.
Portal Weese – O mês de dezembro foi o que mais vendeu maquinas agrícolas no ano passado. Isso foi impulsionado pela definição política?
Rafael Miotto – Eu tenho certeza que tem influência. Tem a ver também a necessidade do agricultor de confirmar seus investimentos para colher mais rápido com mais eficiência eles tinham planejados fazer isso e não deixariam de fazer porque agora devemos ter uma produtividade menos que o ano passado.
Portal Weese – Mato Grosso tem registrado quebra de safra de 10 a 15 sacas por hectare em relação ao ano passado. Isso pode ter impacto na venda de máquinas durante o ano?
Rafael Miotto – A minha opinião é que o reflexo é pequeno porque os produtores estão planejando cada vez mais seu investimento a sua compra. Porque não é só uma questão de comprar quando o mercado está bom existe uma busca por reduzir custo e aumentar a eficiência.
Portal Weese – O aumento na venda de máquinas também depende do credito das cooperativas?
Rafael Miotto – Isso ajuda muito, é muito importante. Acho que tem boa notícia muita participação uma crescente e boa entrada e quanto maios fonte mais origem tiver para o agricultor poder financiar com mais capacidade é melhor.




























