Entenda como fica a situação do ex-presidente lula a partir desta segunda-feira

Condenação de 12 anos e um mês de prisão foi mantida, mas ex-presidente não pode ser preso pelo menos até 4 de abril

A decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), nesta segunda-feira (26), representa uma nova derrota judicial do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e abriu-se, mais uma vez, caminho para a eventual prisão do pestista. Em Porto Alegre, os três desembargadores mantiveram mérito da decisão tomada em 24 de janeiro, pela qual Lula teve a pena aumentada para 12 anos e um mês de prisão.

Ainda assim, Lula ainda não pode ser preso. Ainda na sexta-feira (23), a presidente doSupremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, avisou ao presidente do TRF4, Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, que Lula tem sua liberdade garantida pelo menos até 4 de abril quando o Supremo vai analisar seu pedido de habeas corpus preventivo.

Moro pode mandar prender o ex-presidente?

Não. Seria desobediência a uma decisão da mais alta instância do Judiciário. Ao obter a liminar no Supremo Tribunal Federal na última quinta-feira, Lula tem a liberdade garantida pelo menos até 4 de abril, quando será julgado o mérito do habeas corpus preventivo ajuizado por seus advogados.

Se o STF conceder o hábeas, Lula fica solto até quando?

Com um habeas corpus chancelado pelo STF, dificilmente Lula seria preso antes de o trânsito em julgado do processo. Além de eventual embargos dos embargos a ser ajuizado no próprio TRF4, ainda cabem à defesa de Lula recurso especial no Superior Tribunal de Justiça e recurso extraordinário no próprio STF. Antes desta análise final, o que poderia levar anos, Lula dificilmente teria o habeas cassado.

Se o STF negar o hábeas, Lula pode ser preso?

Sim. Todavia, é difícil precisar quando uma ordem de prisão poderia ser expedida. Em tese, Lula só poderia ser preso após a publicação do acórdão do hábeas pelo STF. Em geral, a Corte demora para publicar suas decisões. Advogados renomados e e ministros aposentados de tribunais superiores acrescentam que ainda caberiam embargos de declaração, o que retardaria a conclusão do julgamento do hábeas.


Gilson Dipp, ex-ministro do STJ, disse:

Não contem com prisão do Lula dia 4 de abril, seja qual for o desfecho do julgamento no Supremo.

Nós estamos do seu lado. Sempre.

Nestes tempos extraordinários, o atualizaMT também quer fazer algo extraordinário por você e pela sua empresa. Foi por isso que mudamos nossa política de anúncios, pensando exclusivamente em MEI's, pequenas e médias empresas. Você pode escolher o melhor plano de veiculação de mídia em nosso site, o que mais se adequa às suas necessidades. E essa é uma via de mão dupla: enquanto nós te ajudamos a divulgar sua empresa, você nos ajuda a manter nosso conteúdo sempre gratuito para todas as pessoas. Clique aqui e saiba mais.

atualizaMT é um portal de conteúdos completo. Publicamos dezenas de reportagens e análises todos os dias. Nossa redação conta com um time de jornalistas competentes e bem informados, para que você sempre tenha alguém a quem recorrer. Porque você merece saber. Sempre.

Redação
Redaçãohttps://atualizamt.com/
O atualizaMT é um portal de conteúdo que te mantém informado sobre tudo o que acontece em Sinop e região. Notícias sobre política, economia, esporte, entretenimento e muito mais.

artigos relacionados

últimas notícias

mais lidas de hoje