Um avião agrícola (prefixo PU-JYZ) caiu na tarde do último sábado (28) na cidade de Primavera do Leste, a 713,9 km de Sinop. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, duas pessoas morreram carbonizadas, uma vez que o impacto provocou uma explosão que destruiu o avião por completo.
As informações iniciais apontam que o avião decolou em Sorriso e pousou em Primavera do Leste para reabastecer. Ele voaria até o município de Querência, na região do Araguaia, para um encontro de aeronaves. Porém, ainda durante a decolagem, o avião perdeu sustentação. O piloto tentou retornar, mas acabou indo de encontro com uma rede de alta tensão. Voando a pouco mais de 200 metros do solo, o avião caiu e explodiu logo em seguida. A tragédia ocorreu por volta de 14 horas.
Os bombeiros foram chamados e apagaram o fogo. Eles também realizaram o trabalho de contenção de novos focos, uma vez que o avião caiu em um terreno próximo a empresas, dentre elas um posto de combustível.
As causas do acidente ainda são desconhecidas, mas as autoridades já iniciaram as investigações.
As vítimas do acidente
Duas pessoas morreram na tragédia. Uma delas é Evandro Bussolaro (35), empresário de Sorriso. Ele residia na cidade há vários anos e administrava uma rede de postos de combustíveis da família. Evandro é filho de Claudir Bussolaro, um empresário famoso por seu envolvimento em projetos sociais.
A segunda vítima é Geovane Rodrigues Araújo (34). Ele era amigo pessoal e funcionário de Evandro e deixa esposa e uma filha de 5 anos de seu primeiro casamento.
A investigação
Em nota encaminhada a imprensa, a assessoria da FAB informou:
Investigadores do SERIPA VI (Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), estão se deslocando para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PU-JYZ, ocorrido neste sábado, em Primavera do Leste. A Ação Inicial é o começo do processo de investigação e possui o objetivo de coletar dados: fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de eventos. A investigação realizada pelo CENIPA tem o objetivo de prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram.

























