
O que venha ser Espondilolistese? Espondilo (vértebra – osso da coluna) e listese (escorregamento).
É uma subluxação da vértebra sobre a outra gerando um deslocamento anterior/posterior entre essas vértebras. Geralmente afeta vértebras localizadas na região lombar, produzindo sintomas como dores nas costas, pernas cansadas, falta de sensibilidade nas pernas, dormência na planta dos pés.
85% dos pacientes são assintomáticos (não apresentam sintomas) geralmente são detectados após do exame de rotina, por exemplo, ou quando o quadro já está bem avançado e os sintomas estão presentes.
A origem deste deslocamento é de forma congênita displásica (nasce com a Espondilolistese), degenerativa (na maioria dos casos) ou pós traumática (causadas por fraturas, como por exemplo).
O diagnóstico é clinico feito através de exame físico e exames complementares realizados por um profissional qualificado para melhor averiguação da patologia.
Por ser uma doença de evolução lenta o tratamento conservador como a Fisioterapia pode controlar a dor e estabilizar o problema e a pessoa pode conviver com Espondilolistese normalmente. Casos em que as intervenções conservadoras não melhoram, a cirurgia pode ser indicada.
Como a Fisioterapia ajuda na Espondilolistese: aliviando a dor, melhora na flexibilidade, melhora da postura e fortalecimento, promovendo estabilidade do quadro.



























