A indicação ao executivo municipal foi aprovada na sessão da última sexta-feira (01.03) mostrando a necessidade de fornecer merenda escolar no município de Sinop, diferenciada para os estudantes diabéticos, hiperglicêmicos e celíacos.
Se a proposta for implantada, a família deve apresentar na unidade de ensino um atestado de médico e nutricionista constando o diagnóstico da doença e caberá a secretaria de Educação, Esporte e Cultura, através de profissionais especializados, elaborar o cardápio a ser servido a esses alunos.
“Não incluir um cardápio adaptado para o aluno que convive com patologias tão difíceis de serem conduzidas é tirar dele a condição de seguir com o mínimo de qualidade de vida. A inclusão há muito tempo precisa deixar de ser só um discurso bonito para fazer parte do cotidiano de um público que só cresce”, disse Dilmair justificando a proposta.
O vereador também destacou que a medida precisa ser vista como um benefício para todos já que, uma vez que o aluno é protegido, vai poder viver melhor e deixar de onerar o poder público com intervenções sérias que podem provocar risco de vida uma vez que a alimentação adaptada é uma questão de humanidade e de saúde pública.
Ainda na área da Saúde o vereador apresentou indicação pedindo que o município adquira bicicletas elétricas para uso dos agentes comunitários de saúde e de endemias.
Para Dilmair o uso de bicicletas elétricas trará mais agilidade e bem-estar à saúde dos profissionais, considerando que os mesmos visitam dezenas de casas todos os dias.
Dilmair também teve aprovado projeto de lei dando nome de Rua Koji Inoue, à atual Rua Projetada 16, situada no Residencial Recanto Suíço. A matéria passará por outras duas votações antes de ser sancionada.