O deputado federal e pré-candidato a senador, Nilson Leitão (PSDB) fez uma dura crítica ao funcionalismo público. Segundo ele, funcionários do Estado têm o direito a fazer cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado geralmente pago totalmente pelo governo, o que ele acredita que é errado, visto que continua a receber o salário normalmente.
Funcionário público ele têm direito de fazer um curso de pós-graduação ou doutorado recebendo o salário e com todos seus direitos. Vão para os Estados Unidos, Portugal ou dentro do Brasil, mas geralmente pago também a custeio do curso e isso tem que ser cortado.
Além disso, o parlamentar disse que dentro das universidades ‘é uma festa’ acusando que existem professores que há mais de 10 anos não aparecem dentro das salas de aula para lecionar. Tendo em vista que os profissionais estão viajando e estudando para fazer teses.
Dentro das universidades é só festa, tem professor que mais de 10 anos não sabe o que é tá na sala de aula, só faz curso e ganha tudo pago e cada vez que faz um curso seu salário aumenta, vamos colocar transparência.
Ele ainda revelou que filhos de pais com uma condição financeira alta deveriam ajudar a pagar seu curso superior em instituições públicas, porque seria injusto em relação com aqueles estudantes que não tem condição de pagar uma particular e fica prejudicado em concorrer com alguém que teve um estudo melhor.
Acontece como países evoluídos, ele vai ter que colaborar com alguma parte não precisa pagar a mensalidade paga numa faculdade particular não ele pode pagar 10% daquele valor 15% e criar um fundo pelo Fies para atender o filho do pobre que hoje não tem dinheiro nenhum para pagar uma faculdade particular.


























