A presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, assumirá a Presidência da República nesta terça-feira. Essa será a terceira que ela assumirá o cargo, em razão de viagens ao exterior do presidente Michel Temer e dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Eunício Oliveira.
Segundo o Palácio do Planalto, Temer embarca na manhã desta terça para Cabo Verde, onde participará da 12ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, com previsão de retornar ao Brasil na quarta.
Como o Brasil não tem vice-presidente atualmente, Maia e Eunício, se estiverem no país, são os primeiros a suceder Temer em caso de viagem internacional do presidente. Se eles também estiverem fora do Brasil, a próxima na linha sucessória é a presidente do STF.
De acordo com o STF, enquanto Cármen Lúcia estiver na Presidência da República, o plantão do STF, que se encontra no recesso de meio de ano, ficará sob responsabilidade do ministro Celso de Mello, o mais ministro mais antigo do tribunal. O vice-presidente do STF, Dias Toffoli, ficaria no plantão, mas ele também está no exterior.

























