Um grupo de cientistas do Event Horizon Telescope revelam nesta quarta-feira (10), às 10h, a primeira fotografia de um buraco negro. O evento cósmico tem 40 bilhões de quilômetros de diâmetro. Isso equivale a cerca de 3 milhões de vezes o tamanho de nosso planeta. Talvez seja por isso que ele é descrito pelos cientistas como um “monstro”.

Essa região onde o buraco negro se encontra está a impressionantes 500 quintilhões de quilômetros de distância da Terra e foi registrada por uma rede de oito telescópios ao redor do mundo. Informações mais detalhadas serão divulgadas ainda nesta quarta-feira (10), na publicação científica Astrophysical Journal Letters.
O professor Heino Falcke, da Universidade Radboud, na Holanda, que propôs o experimento, revelou que o buraco negro foi achado na galáxia batizada de M87.
O que nós vemos é maior que o tamanho de nosso Sistema Solar inteiro. Ele tem uma massa 6,5 bilhões de vezes maior que a do Sol. E estimamos que seja um dos maiores que já tenham existido. É absolutamente monstruoso, um campeão peso-pesado dos buracos negros do Universo.
O registro terá um anúncio simultâneo em seis países: Bélgica, Chile, China, no Japão, Taipei e Estados Unidos. O National Science Foundation usou uma transmissão ao vivo para anunciar o feito. Confira:






























