O número de casos confirmados de dengue em Sinop teve uma queda de 71,83% no último ano, em relação a 2017. Entre janeiro e dezembro de 2018 foram confirmadas 376 ocorrências da doença contra as 1.335 do igual período antecessor.
De acordo com o Coordenador do Centro de Endemias, Cesário Rocha, essa baixa mostra a seriedade do trabalho realizado pela Secretaria de Saúde. Ele lembra que para obter esse resultado houve uma gama de medidas tomadas em conjunto com as Secretarias de Obras, Meio Ambiente, Educação, a população, entidades de classe e demais.
No entanto, não podemos nos descuidar, principalmente nesta época quente e chuvosa, que fornece condições ideais para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A Prefeitura de Sinop tem desenvolvido continuamente, no decorrer do ano, ações de contenção contra as arboviroses. Além das visitas de rotinas a domicílios e limpeza dos terrenos, a equipe de endemias acompanha a cada 15 dias todos os 150 pontos estratégicos do município que concentram grandes números de potenciais criadouros.





























