Entre os dias 21 de maio e 2 de junho, Sinop vai receber a Caravana da Transformação. O vento será realizado no estacionamento do estádio Gigante do Norte e a previsão é atender de 18 a 20 mil pessoas de Sinop e região.
O coordenador geral da Caravana da Transformação, José Arlindo, realizou uma visita técnica no estádio, na última quarta-feira (2). Na ocasião, ele detalhou os serviços oferecidos pela ação.
Basicamente, na parte de saúde, há três especialidades: catarata, pterígio e yag laser. E na parte de cidadania, nós vamos montar em torno de 50 serviços do estado. Vamos formar quase que um novo Ganha Tempo aqui na área do Gigante [do Norte].
O coordenador também falou sobre os requisitos para a realização das cirurgias de catarata:
Em parceria com as secretarias municipais, nós vamos iniciar a regulação desse paciente. Vai ser tudo oficial. A pessoa precisa ter em mãos o cartão SUS atualizado. Os postos de saúde têm condições de fazer essa atualização. Para catarata, [é preciso ter] acima de 55 anos. Se tiver menos de 55 anos, mas tiver uma indicação de catarata de um médico da rede pública ou da rede particular, nós também atenderemos.
José Arlindo deixou claro que moradores de toda a região podem usufruir dos serviços disponibilizados durante a ação:
Sinop vai ser a cidade anfitriã da caravana. A região de saúde que Sinop faz parte é formada por 15 cidades. Durante esse período, essas 15 cidades vão ser atendidas aqui em Sinop, movimentando a economia local e trazendo como que a capital do Estado, durante esse período, para Sinop.
Além dos moradores de Sinop, a organização espera receber a população dos municípios vizinhos como Sorriso, Cláudia, Feliz Natal, Santa Carmem, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, São José do Rio Claro, Santa Rita do Trivelato, Tapurah, Vera e União do Sul.

























