O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) recebeu, na tarde desta segunda-feira (28.7), novos equipamentos da Coordenação-Geral de Fronteiras e Amazônia (CGFRON), com o intuito de intensificar as ações de combate aos crimes ambientais no Estado. A doação, que inclui 40 sopradores, tem como foco principal reforçar a atuação dos bombeiros no enfrentamento aos incêndios florestais.
A CGFRON é vinculada à Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), pertencente ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A iniciativa integra as ações estratégicas do Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano AMAS) destinado ao desenvolvimento de ações de segurança pública nos Estados que compõem a Amazônia Legal. Entre elas, a Operação Protetor dos Biomas, voltada ao combate de crimes ambientais, como o desmatamento ilegal, a extração irregular de madeira e os incêndios florestais.
A solenidade de entrega foi realizada no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá, e presidida pelo comandante-geral do CBMMT em substituição legal, coronel BM Rony Robson Cruz Barros. O evento contou ainda com a presença da coordenadora de Gestão e Apoio Administrativo da CGFRON, Janete Aparecida Roque de Almeida, que realizou a entrega, além de coronéis da corporação.
A entrega dos equipamentos ocorre em razão da parceria formalizada com a corporação, que tem se destacado no país pelas ações de combate aos incêndios florestais e proteção ambiental.
“A importância desses equipamentos e dessas entregas está relacionada à Operação Protetor dos Biomas, cuja relevância todos nós conhecemos. Temos observado que Mato Grosso tem se destacado como um verdadeiro case de sucesso. Esse trabalho tem repercutido em todo o Brasil e vocês são reconhecidos nacionalmente pelo serviço de excelência que vêm prestando”, afirmou.
Ela destacou ainda que essa é apenas a primeira etapa de repasses ao CBMMT. Está previsto, para os próximos meses, o envio de outros equipamentos voltados à proteção ambiental. “Em meados de setembro, chegarão também quatro kits para pick-ups. E tudo isso acontece porque vocês tem sido referência. Então, não foi em vão que o Estado de Mato Grosso celebrou essa parceria”, acrescentou.
Ao agradecer o repasse dos equipamentos, o coronel Rony Robson Cruz Barros ressaltou a importância da integração entre os entes federais e estaduais no enfrentamento aos crimes ambientais e no fortalecimento das políticas de preservação em todo o país.
CBMMT




























