Avião com mais de 100 passageiros cai em Cuba logo depois da decolagem

O Boeing 737 caiu logo após decolagem na capital cubana; há 3 sobreviventes em estado crítico, segundo a imprensa oficial.

Um avião de passageiros caiu logo depois da decolagem no Aeroporto Internacional José Martí, em Havana, no começo da tarde desta sexta-feira (18). O veículo pertencia a da companhia aérea Cubana.

Havia 113 pessoas a bordo. Segundo o jornal estatal Granma, todos eram estrangeiros e que há ao menos três sobreviventes, todas mulheres e em estado crítico. Entre os passageiros havia quatro crianças, sendo um bebê de dois anos.

A aeronave, um Boeing 737, seguia para a Holguín, no leste do país. O avião era alugado de uma empresa estrangeira pela companhia aérea estatal Cubana. O voo, identificado como DMJ 0972, teria cerca de uma hora de duração. A queda ocorreu às 12h08, hora de Cuba, 13h08 no horário de Brasília.

A Radio Habana Cuba informou que o avião caiu sobre uma estrada que liga Havana a Boyeros, próxima do aeroporto. Segundo o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, o incêndio nos destroços do avião foi controlado e as autoridades estão identificando os corpos.

Testemunhas nos arredores relataram fumaça espessa na região do aeroporto. Jornalistas da agência de notícias AFP que estão a cerca de 100 m do local do acidente afirmam que a aeronave está destruída e em chamas. Segundo os repórteres, ela teria caído sobre uma área agrícola nos arredores do aeroporto.

Equipe de resgate e busca trabalha entre destroços de avião (Foto: Ramon Espinosa/AP)
Equipe de resgate e busca trabalha entre destroços de avião (Foto: Ramon Espinosa/AP)

Em declarações para a agência cubana Prensa Latina, a diretora de Transporte Aéreo, Mercedes Vázquez, afirmou que o avião era da empresa aérea mexicana Damojh, também chamada de Global Air, que realiza voos low cost e tem sua base em Guadalajara.

Momentos antes, a TV cubana afirmou que o avião pertenceria a uma empresa italiana chamada Blue Panorama, que loca suas aeronaves para rotas nacionais na ilha caribenha. A Blue Panorama nega envolvimento com o avião.

Os destroços do avião pararam nos trilhos de uma rodovia (Foto: Ramon Espinosa/AP)
Os destroços do avião pararam nos trilhos de uma rodovia (Foto: Ramon Espinosa/AP)

A embaixada do México em Cuba ativou um protocolo de emergência para atender aos mexicanos em busca de mais informações sobre o acidente.

O presidente da Corporação de Aviação de Cuba, Roberto Peña, anunciou que foram abertas as investigações para determinar a causa do acidente, segundo a Prensa Latina.

Nós estamos do seu lado. Sempre.

Nestes tempos extraordinários, o atualizaMT também quer fazer algo extraordinário por você e pela sua empresa. Foi por isso que mudamos nossa política de anúncios, pensando exclusivamente em MEI's, pequenas e médias empresas. Você pode escolher o melhor plano de veiculação de mídia em nosso site, o que mais se adequa às suas necessidades. E essa é uma via de mão dupla: enquanto nós te ajudamos a divulgar sua empresa, você nos ajuda a manter nosso conteúdo sempre gratuito para todas as pessoas. Clique aqui e saiba mais.

atualizaMT é um portal de conteúdos completo. Publicamos dezenas de reportagens e análises todos os dias. Nossa redação conta com um time de jornalistas competentes e bem informados, para que você sempre tenha alguém a quem recorrer. Porque você merece saber. Sempre.

Redação
Redaçãohttps://atualizamt.com/
O atualizaMT é um portal de conteúdo que te mantém informado sobre tudo o que acontece em Sinop e região. Notícias sobre política, economia, esporte, entretenimento e muito mais.

artigos relacionados

últimas notícias

mais lidas de hoje