Com apenas um ano de fundação no estado de Mato Grosso, celebrado no ultimo mês de setembro, a Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, coordenadoria Mato Grosso (AJEB-MT) já se destaca nos principais municípios do norte do estado e prova disso são as homenagens por serviços prestados à comunidade que a entidade recebeu nesta semana em Sinop e em Lucas do Rio Verde.
Na última quarta-feira (6), a Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – coordenação Mato Grosso (AJEB-MT) foi homenageada na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde com uma Moção de Aplausos, destacando-se pela promoção da cultura, literatura e pelo protagonismo feminino no município. A homenagem reconheceu as contribuições da AJEB-MT, especialmente pelo evento “Março Mulher”, que fortalece a presença feminina na literatura e no jornalismo, bem como promove ações voltadas para o empoderamento das mulheres. A honraria foi proposta pela vereadora Sandra Barzotto.
“Valorizar a AJEB é uma forma de incentivar ainda mais as mulheres a escreverem, a estarem mais próximas da cultura. O movimento que elas trouxeram para nossa cidade transformou-se em uma plataforma de inspiração para muitas jovens e adultas”, declarou Barzotto.
Ainda nesta semana, na segunda-feira (4), a homenagem aconteceu em Sinop, durante o XIV ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – ENAED na UNEMAT quando “Coletivo Negras Mato-grossenses” prestou homenagens a AJEB-MT pelo trabalho que a entidade faz de incentivo e apoio as escritoras e também na divulgação das obras literárias produzidas. A homenagem foi entregue pela presidente do Coletivo Claudia Miranda.
A presidente coordenadora da AJEB/MT, escritora Leni Zilioto, destacou a importância destas homenagens que reconhecem o trabalho da entidade.
“Neste primeiro ano da AJEB-MT temos tido um trabalho dinâmico junto as escritoras e jornalistas do norte do estado, incentivando não só a leitura, mas principalmente a escrita e a publicação das obras. Na lista de ações estão cafés culturais para unirmos as escritoras, eventos para apresentar a literatura para sociedade, além de palestras, lançamentos de livros e sessões de autógrafos. As homenagens que reconhecem a importância destas ações nos incentivam e motivam a continuarmos neste trabalho pela cultura, pelo jornalismo e pela literatura, sempre promovendo a palavra feminina”, disse.
Assessoria