O objetivo é garantir a cobertura vacinal e prevenir a circulação do vírus da raiva no município. A vacinação é gratuita e obrigatória para cães e gatos a partir de 90 dias de idade, sem limite máximo.
O coordenador de Endemias da Secretaria de Saúde, Alef Souza, reforçou que a vacinação é a única forma eficaz de evitar a raiva, doença que continua sendo uma ameaça tanto para os animais quanto para os humanos. “Quando se fala em raiva animal, estamos tratando de uma doença cuja única forma de prevenção é a vacina. É uma doença viral, transmitida por arranhaduras, lambeduras ou mordeduras de animais contaminados e que apresenta 100% de letalidade tanto em animais quanto em seres humanos”, explicou.
Ele também destacou a segurança e a eficácia do imunizante, que é aplicado anualmente em todo o país. “É muito importante vacinar, porque a vacina é a única forma de prevenção que existe. Trata-se de uma vacina segura, utilizada há muitas décadas no Brasil, dentro de uma campanha igualmente tradicional. Todo cidadão que possui cão ou gato acima de 90 dias pode vacinar gratuitamente pelo SUS”, ressaltou o coordenador.
A raiva é uma zoonose de rápida evolução e, uma vez manifestada, não tem cura. Por isso, a prevenção é considerada fundamental pelas autoridades de saúde. A imunização dos animais domésticos também protege as pessoas, especialmente aquelas que convivem de forma direta com os pets ou que vivem em áreas próximas a matas e zonas rurais.
























