Quatorze reeducandos de 37 unidades prisionais de Mato Grosso conseguiram vagas em universidades públicas na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada para acesso ao Ensino Superior (Sisu). No total, 1.028 reeducandos prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), requisito para conseguir a vaga.

A unidade prisional com maior número de inscritos no Sisu foi a penitenciária de Sinop, com quatro vagas. Os 14 selecionados na primeira chamada estão em 11 unidades penais: cadeias femininas de Cáceres e de Nortelândia; unidades masculinas de Sinop, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Jaciara, Primavera do Leste, Porto dos Gaúchos e Tangará da Serra.

As vagas são para cursos como ciências biológicas, engenharia agrícola, geografia, matemática e engenharia de alimentos na UFMT e na Unemat. A relação dos reeducandos será encaminhada aos respectivos juízes da Execução Penal, a quem cabe autorizar o custodiado a cursar o ensino superior.

Conforme o resultado do Enem para pessoas privadas de liberdade, realizado em dezembro passado, 673 recuperandos de Mato Grosso conseguiram notas para inscrição no Sisu. Os participantes que não conseguiram vaga na primeira chamada, ainda podem ser cadastrados na lista de espera. A segunda chamada do Sisu está prevista para a primeira semana de fevereiro.

Até 2016, a participação no Enem servia para que o reeducando pudesse certificar a conclusão do ensino médio. Para o Enem 2018 houve mudança e puderam participar apenas quem já havia concluído o ensino médio. Em Mato Grosso foram inscritos no exame 1.028 reeducandos do regime fechado, de 37 unidades do Sistema Penitenciário de Mato Grosso, número superior em 35% ao ano anterior.