O escritor cuiabano Roberto Loureiro, importante pesquisador das tradições mato-grossenses, faleceu nesta quarta-feira (21), em Cuiabá. Ele era formado em engenharia elétrica e se tornou escritor devido a sua grande paixão pelos livros e pelas tradições do Mato Grosso.
Loureiro era autor dos livros “Cultura Mato-grossense: festas de santos e outras tradições” e do livro de contos “O fim da picada”. Suas obras eram reconhecidas e sua contribuição para a literatura mato-grossense é inquestionável.
Completamente integrado às tradições mato-grossenses, conviveu com o universo do garimpo, da poaia, da borracha, dos pecuaristas e do homem pantaneiro, a partir da década de 1940.
A editora Maria Teresa Carrión Carracedo, da Editora Entrelinhas, emitiu uma nota de pesar, em que relembra a trajetória do escritor:
Para a esposa Raquel Loureiro, seus filhos Tânia, Regina, Tamires e Francisco e netos, expressamos os nossos mais profundos sentimentos pela irreparável perda. Conviver com Roberto Loureiro foi um grande presente para todos nós. Tivemos o privilégio de receber, durante anos, o mais profundo carinho de um autor, que como gigante que foi, só queria compartilhar a sua riqueza existencial, extraordinário bom humor, seu conhecimentoe seu amor por Mato Grosso.
O secretário de Cultura, Kleber Lima, recebeu com pesar a notícia da morte do artista:
“A perda de Roberto Loureiro é uma perda para a cultura mato-grossense”.
Loureiro tinha um câncer e estava internado em Cuiabá. Ele deixa a esposa Raquel Loureiro, seus filhos Tânia, Regina, Tamires e Francisco.






























