Guitarrista faz saudação nazista em foto e é obrigado a sair da banda

O rock, de uma maneira geral, sempre foi polêmico. Desde Elvis Presley com seu rebolado até os extremistas do Black Metal, os roqueiros de plantão (e é aqui que eu me incluo) sempre foram obrigados a ouvir coisas como: “você vai no cemitério? Você vendeu sua alma para o diabo? Você queima bíblias?”

Eu sempre consegui me sair bem dessas discussões, mas o fato é que (as vezes) os roqueiros também abusam. Principalmente os músicos de black metal. Eu sei que toda a cena, as maquiagens, as letras “profundas” que contrariam a igreja e tudo mais são mera propaganda, uma forma de conseguir mais seguidores. Mas esta liberdade também gera espaço para malucos exporem seus piores lados com a desculpa do: é só um personagem.

O caso mais recente disso se deu com a banda sueca Watain. Considerada a maior expoente da cena dos últimos anos, os integrantes se viram num beco sem saída quando o guitarrista Set Teitan (nome artístico de Davide Totaro) foi obrigado a deixar o grupo depois da divulgação de uma foto onde ele aparece fazendo um gesto nazista.

Set Teitan era contratado desde 2007 para tocar guitarra apenas nos shows da banda, mas sem participar das gravações. E o fato fica mais polêmico porque essa não é a primeira vez em que ele é acusado de fazer o “sieg heil”, levando a mão ao peito e a estendendo à sua frente.

Um vídeo de janeiro deste ano já mostrava uma apresentação ao vivo do Watain onde ele fazia um gesto semelhante. Veja a cena, a partir de 40 segundos:

Neste sábado, mais um vídeo foi achado, de 2011, e mostra ele em outro show, fazendo um gesto que fica mais claramente relacionável ao nazista. Confira, aos 35 segundos:

Apesar de parte do público criticá-lo, foi só com a foto, em que ele aparece ao lado de outros integrantes, que a banda decidiu tomar uma posição sobre o ocorrido. O Watain fez o anúncio da saída do guitarrista em um comunicado em que fala que ele apenas estava fazendo uma piada.

A banda nega ligações ou apoio ao nazismo. Eles são satanistas declarados e dizem que não falam de política em sua arte:

O gesto nesta imagem foi feito como piada, isso é tudo o que temos de dizer sobre isso, mas, para colocar um fim a esse assunto cansativo e que desperdiça tempo, o guitarrista em questão decidiu sair por um período, para evitar discussões sem sentido sobre o assunto. Nós cuspimos nos ignorantes mal-intencionados que acham que o Watain tem alguma agenda política, por 20 anos provamos o contrário e as pessoas já deviam saber. Para fechar, queremos mandar um ‘vai se foder’ para os que insistem em alimentar essa histeria de caça às bruxas que está ocorrendo no heavy metal. Saudações a Satã.

Mas e você? O que acha disso tudo? Deixe sua opinião nos comentários.

1 COMENTÁRIO

  1. O pior é que com a publicação do Mein Kampf eles estão surgindo aos montes. Uma leva de produtos do subúrbio de classe média, com grandes déficits de atenção, alarmantes índices de analfabetismo funcional e com acesso a internet, que são incapazes de distinguir a mão direita da esquerda, conseguem em um mesmo tuíte conjurar a anarquia e o extremismo político, em terras tupiniquins é possível vê-los proclamando “Bolsonaro 2018”, e defendendo a meritocracia enquanto são sustentados por seus pais, uma geração que acreditou suprir sua ausência e a carência emocional de seus filhos com bens de consumo produzidos por escravos modernos em economias emergentes, adultos, que agora são empresários, profissionais liberais, professores e políticos que abominam a imigração, pois a gentalha do “terceiro mundo” não luta sua própria guerra. São esses filhos e pais, os mesmos que por aqui trajaram a indumentária canarinho e se deleitaram em ser joguete golpista, que pela Europa afora, maltratam os sírios e os senegaleses, matam o índio e prostituem a mexicana, e que agora pensa ser engraçado fazer piada com um assunto que ainda causa tanta dor, sofrimento e vergonha, mas se não bastasse estar submerso em tanta escória ainda inflam o peito para proclamar herói, um assassino vil, que além disso teve a infelicidade de legar à humanidade uma escrita espúria, mal redigida e cheia de ignorância.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui