Apesar de já ser uma controvérsia conhecida, o youtuber Alli Kat divulgou um vídeo sobre as semelhanças entre O Rei Leão, da Disney, e Kimba, o Leão Branco, de Osamu Tezuka, e é uma introdução perfeita para a controvérsia de 25 anos. Kimba foi criado em 1950 e animado em 1965. O Rei Leão, por outro lado, saiu em 1994. No entanto, imediatamente após o filme da Disney chegar às telas, as pessoas acusaram a empresa de roubar a história japonesa.
Após A Pequena Sereia (1989), A Bela e a Fera (1991) e Aladdin (1992), O Rei Leão foi apresentado como o primeiro longa-metragem de animação da Disney que não era uma releitura de um conto de fadas ou história anterior. E, embora o filme tenha se inspirado bastante no filme de Shakespeare, Hamlet, a maioria dos críticos e do público ainda elogiou sua originalidade. Mas nem todo mundo.
Embora os dois trabalhos sigam diferentes roteiros, eles compartilham algumas semelhanças artísticas, e O Rei Leão contém numerosas sequências que se aproximam de Kimba. Outras semelhanças são tematicamente mais profundas e mais pronunciadas, por exemplo, ambas as histórias apresentam o tema do círculo da vida.
O animador da HuffPost Entertainment Tom Sito disse:
“Eu posso dizer que não há absolutamente nenhuma inspiração de Kimba”
Ao longo dos anos, Sito trabalhou em filmes clássicos da Disney, como o já mencionado A Bela e a Fera, Aladdin e, é claro, O Rei Leão.
“Quero dizer, os artistas que trabalham no filme, se eles cresceram nos anos 60, provavelmente viram Kimba. Quero dizer, eu assisti Kimba quando era criança nos anos 60, e acho que nos recessos da minha memória, estamos cientes disso, mas acho que ninguém pensou conscientemente: “Vamos roubar o Kimba”
Em entrevista ao Los Angeles Times, o co-diretor do The Lion King, Rob Minkoff, em referência à controvérsia disse:
“Francamente, eu não estou familiarizado com [a série de TV]”
Ele também afirmou que ele e o co-diretor Roger Allers primeiro aprenderam sobre o debate em uma viagem ao Japão para promover o filme.
Mas isso soa um pouco suspeito, considerando que Allers já havia morado em Tóquio e trabalhou em animação durante a década de 1980, época em que Tezuka já era conhecido como “Walt Disney do Japão” e um remake de Kimba estava no ar no horário nobre da televisão.
Eventualmente, a negação do estúdio à inspiração de Kimba apenas aprofundou as suspeitas entre os apoiadores de Tezuka.
E é precisamente por isso que as pessoas estão zangadas com a Disney. Não é o fato de que O Rei Leão se inspirou em outras produções, é que a Disney afirmou que foi o primeiro filme de animação original do estúdio.
Madhavi Sunder, professor de direito de Georgetown, disse que o número de cenas próximas coincide com o “nível mais alto de evidência de cópia” e que, se as produções de Tezuka tivessem iniciado uma ação legal contra a Disney, o caso teria sido “muito forte”.












































