Esta segunda-feira (13) foi de extrema importância e de avanços para o cenário cultural de Sinop. Foi assinado o Termo de Execução Cultural da Lei Paulo Gustavo, lei na qual fomenta a cultura e auxilia artistas independentes. Em Sinop, 36 projetos foram contemplados.
O Secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Gabriel Vasconcelos, expressa o contentamento com a execução da Lei. “E agora, a gente tá aí contemplando né, 36 projetos artísticos em diversos setores da nossa cidade de artistas locais, sendo contemplados, que vão acabar gastando esse dinheiro na nossa cidade, fomentando a economia local também”, disse ele.
O Secretário ainda acrescenta e alerta a população que fique atenta para o lançamento de mais projetos. “A gente fica muito feliz de poder já iniciar a Secretaria de Cultura fomentando esse tipo de projeto, a gente deve lançar ainda outro edital, com a Lei Aldir Blanc Dois, então você que é artista, fique atento aos editais”, comentou o Secretário.
Adelmo Lima, um dos artistas que irá receber a quantia para a realização do seu projeto, ressalta a importância da sua produção, que graças a Lei, entrará em execução. “É um documentário né, sobre TDAH, que irá passar nas escolas, alertando as mães sobre esse tipo de transtorno”, comentou ele.
Moacir Toledo, Vice-Presidente do CTG explica que a Lei vai auxiliar trazendo a tradição para a cidade. “Trazer principalmente para um público jovem, trazendo eles para essa convivência familiar, valorizando todas as nossas raízes”, complementou Moacir.