Segundo o médico psicoterapeuta, Kristian Barros, a esquizofrenia é uma doença psiquiátrica caracterizada por alterações no funcionamento da mente que provoca distúrbios do pensamento e das emoções, mudanças no comportamento, além de perda da noção da realidade e do juízo crítico.
Os principais sintomas são:
- Delírios;
- Alucinações;
- Pensamento desorganizado;
- Anormalidades na forma de se movimentar;
- Alterações do comportamento;
- Sintomas negativos;
- Falta de atenção e concentração;
- Alterações na memória;
A esquizofrenia pode surgir de forma súbita, em dias, ou de forma gradual, com alterações que surgem aos poucos durante meses a anos. Geralmente, os sintomas iniciais são percebidos por familiares ou amigos mais próximos, que notam que a pessoa está mais desconfiada, confusa, desorganizada ou afastada.
A causa exata do que provoca a esquizofrenia ainda é desconhecida, no entanto, sabe-se que o seu desenvolvimento é influenciado tanto pela genética, como por fatores ambientais, que podem incluir uso de drogas como a maconha, infecções virais, pais com idade avançada no momento da gravidez, desnutrição durante a gravidez, complicações no parto, experiências psicológicas negativas ou sofrer abuso físico ou sexual.
Como é feito o tratamento?
O tratamento é medicamentoso, além disso, é necessária a realização de psicoterapia e terapia ocupacional, como forma de contribuir para uma melhor reabilitação e reintegração do paciente ao convívio social. A orientação à família e o acompanhamento por equipes de apoio social e comunitárias também são medidas importantes para melhorar a eficácia do tratamento.

- Dr. Kristian Barros
CRM/MT 8079
66 996113544
- Av. dos Tarumãs, 995 – Jardim Botânico



























