De acordo com Kerollain Pacheco, chefe de fiscalização do DETRAN-MT, o maior numero de aplicações de multa e recolhimentos dos veículos é pelo fato do condutor não está em posse do Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV) no momento de uma abordagem policial.
De acordo com o artigo 230 do CTB, não está em posse do CRLV é considerado infração gravíssima e ocasiona a aplicação de uma multa no valor de R$293,47 e 7 pontos na carteira. Muitos motoristas andam somente com o recibo de pagamento do licenciamento do veículo, segundo o Detran é obrigatório está portando o CRLV original emitido após o pagamento do licenciamento. Segundo Kerollain:
É comum situações em que o condutor realizou o pagamento dos débitos junto ao DETRAN, porém não faz a impressão do CRLV.
Além de disponibilizar a versão impressa, o DETRAN-MT também disponibiliza aos condutores o CRLV digital, através do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito (CDT)” disponível de forma gratuita no Google Play e App Store. A versão digital do CRLV está disponível juntamente com a CNH digital e pode ser compartilhada com até 5 condutores que utilizem o mesmo veículo.
O CRLV digital tem total validade durante abordagens, sendo necessária somente apresentação através do celular.
Como ter acesso
Os documentos eletrônicos poderão ser adquiridos fazendo o download do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito (CDT)”. Depois, basta fazer o cadastro no aplicativo. O usuário receberá um e-mail e deverá clicar no link para confirmação.
Após a ativação, deve-se fazer login no aplicativo e clicar em “adicionar documento”, que será a CNH ou CRLV digitais. Após o cadastro, para validar o CRLV digital, deverá informar o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo (CRV) o (antigo DUT).
Depois de confirmar a validação, será necessário informar o número de telefone celular. Neste momento, será disponibilizado o CRLV Digital no dispositivo móvel.
Para acessar as informações, o aplicativo exigirá do usuário uma senha de quatro dígitos, uma chave de acesso que deverá ser digitada toda vez que o documento digital for utilizado. Tanto a CNH quanto o CRLV Digital poderão ser acessados pelo dispositivo móvel mesmo sem conexão com a internet.


























