Serviços ofertados pelos CRAS transformam a vida de crianças, adolescentes e idosos

No dia a dia dos CRAS, a comunidade encontra nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos [SCFV] um espaço de acolhimento e pertencimento, onde é possível dialogar e trocar experiências. As oficinas realizadas nas unidades contribuem para a melhora da qualidade de vida, do bem-estar e estimulam o protagonismo de quem participa.

Todos os públicos em situação de vulnerabilidade social, desde as crianças, mulheres, homens, até as pessoas idosas, são atendidos e acompanhados pela equipe técnica de assistentes sociais e psicólogos dos CRAS durante o dia a dia das unidades. “O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo é um espaço transformador, porque atua de forma preventiva, promovendo o desenvolvimento psicossocial e fortalecendo as relações interpessoais. Podemos observar o impacto positivo causado na vida dos usuários, a começar pelo ambiente acolhedor que é preparado, para que eles se sintam valorizados e pertencentes. ”, destacou a psicóloga do CRAS Boa Esperança, Simone Gomes.

Outro aspecto destacado pela técnica é o impacto que o SCFV tem no desenvolvimento do protagonismo de cada usuário e a sua contribuição para a saúde mental. “Durante os encontros estimulamos o protagonismo dos usuários, para que eles passem a ser agentes ativos na construção da sua própria identidade, da sua própria história. O que também reflete na saúde mental, pois melhora a percepção de si mesmo e amplia a perspectiva em diversos contextos nos quais eles estão inseridos”, continuou.

Participar das oficinas e atividades propostas dentro das unidades ajuda no processo de saída da situação de vulnerabilidade social. “Nos SCFV o público constroi relacionamentos mais saudáveis. Esse momento de troca de experiência, de vivências e aprendizado entre eles é enriquecedor e contribui muito para a formação de uma rede de apoio que se estende para além dos CRAS. Cada indivíduo tem a possibilidade de olhar para si como um todo, não só pelo aspecto físico, mas social, emocional e cognitivo, e que desenvolva a autoconfiança e se torne cada vez mais capaz de enfrentar os seus próprios desafios”, completou.

Sinop conta com quatro Centros de Referências de Assistência Social, localizados em diferentes regiões, no bairro Boa Esperança, Menino Jesus, Paulista e Palmeiras. Além dos CRAS, o município conta ainda com o Centro de Convivência Dona Zezé que atende a comunidade da região dos Villas. São realizadas oficinas de pilates, corte e costura, capoeira, musicalização, pintura em tecido, pirografia, jiu-jitsu e outras, bem como oferecidos alguns cursos de qualificação que ocorrem em parceria com outras instituições.

Nós estamos do seu lado. Sempre.

Nestes tempos extraordinários, o atualizaMT também quer fazer algo extraordinário por você e pela sua empresa. Foi por isso que mudamos nossa política de anúncios, pensando exclusivamente em MEI's, pequenas e médias empresas. Você pode escolher o melhor plano de veiculação de mídia em nosso site, o que mais se adequa às suas necessidades. E essa é uma via de mão dupla: enquanto nós te ajudamos a divulgar sua empresa, você nos ajuda a manter nosso conteúdo sempre gratuito para todas as pessoas. Clique aqui e saiba mais.

atualizaMT é um portal de conteúdos completo. Publicamos dezenas de reportagens e análises todos os dias. Nossa redação conta com um time de jornalistas competentes e bem informados, para que você sempre tenha alguém a quem recorrer. Porque você merece saber. Sempre.

Redação
Redaçãohttps://atualizamt.com/
O atualizaMT é um portal de conteúdo que te mantém informado sobre tudo o que acontece em Sinop e região. Notícias sobre política, economia, esporte, entretenimento e muito mais.

artigos relacionados

últimas notícias

mais lidas de hoje