As famílias beneficiadas são assistidas no município pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Boa Esperança, Palmeiras, Paulista e Menino Jesus. “É importante que cada titular responsável pela família compareça ao evento para fazer a retirada do cartão e ter acesso ao benefício. A não retirada do cartão e o não uso, podem acarretar a perda do benefício”, explica a coordenadora da Proteção Básica, Mara Meyer.
A iniciativa consiste na distribuição de cartões que atenderão famílias em situação de vulnerabilidade social, com renda mensal per capita (por pessoa) de até R$ 218,00. O valor do benefício é de R$150,00 mensais creditados no cartão que a família recebe, podendo ser gasto, apenas, em alimentos nos estabelecimentos conveniados.
“Até ano passado [2024], Sinop possuía apenas 47 famílias beneficiárias, mas este ano [2025] graças ao esforço concentrado no levantamento de informações das famílias necessitadas, bem como da parceria fortalecida entre Prefeitura e Estado, conseguimos ampliar o programa, beneficiando mais 121 famílias em nosso município. Agora seremos 168 famílias atendidas pelo programa”, esclareceu Meyer.
Ser Família
O programa é gerenciado pela Secretaria Adjunta de Programa e Projetos Especiais e Atenção à Família da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc). A iniciativa consiste na distribuição de cartões que atenderão grupos específicos e também famílias em situação de vulnerabilidade social.
SER – sustentado em três grandes pilares: Superação, Esperança e Respeito. As letras iniciais, que juntas formam a palavra SER, buscam dar ainda mais significado às ações sociais coordenadas pelo Governo do Estado de Mato Grosso. A palavra SER busca representar que somos todos “seres” iguais, com direitos e deveres. E também carrega a importância do “servir”, no sentido da doação ao próximo.
É por isso que em todas suas ações tem como base os pilares da Superação, da Esperança e do Respeito (SER). E também o voluntariado, estimulando e trabalhando em conjunto com a sociedade civil organizada, as igrejas, movimento comunitário, instituições filantrópicas, empresários, poderes e órgãos públicos, ações de assistência e apoio à pessoas carentes.